Eleições 2022: “cola” no dia da votação é permitida? Veja!

Sim, o eleitor pode levar uma cola com suas preferências de voto nessas eleições. Porém, a cola deverá ser impressa.

Uma ‘cola” no dia da eleição pode ajudar o eleitor a ganhar mais tempo e não ter que se lembrar dos números! Saiba como preparar o seu, mas obedeça a lei.

O primeiro turno das eleições de 2022 será no dia 2 de outubro. Há muitos números a serem lembrados, então a maioria dos eleitores prefere anotar a sequência dos números para não correr o risco de errar no dia da eleição. O que muitos duvidam é se podem levar os papéis (as conhecidas “colas”) para a cabine de votação. Veja o que diz a regra.

Contagem de cada candidato de sua escolha. É uma forma de facilitar a votação e evitar erros que podem acontecer, principalmente por falta de hábito e prática com a urna eletrônica.

Uso da cola nas eleições

Incialmente, a justiça eleitoral não só permite, como incentiva que o eleitor até leve algum tipo de cola no dia da eleição. Não há nada de errado com a prática, afinal é uma forma de agilizar ainda mais a digitação, o que beneficia todos os demais eleitores e reduz o tempo de espera.

Sem contar que muitas pessoas ainda acham difícil lembrar a sequência dos números. Com cola, isso não acontece, para que o eleitor não corra o risco de ter que anular o voto por não lembrar o número do candidato.

Para facilitar ainda mais o eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral preparou um arquivo . Assim, o eleitor pode acessar com muita facilidade o conteúdo do site do TSE disponível na aba Eleições 2022.

Basta digitar, baixar o modelo e imprimir. O documento inclui locais para anotar os números dos candidatos, além da ordem correta que o eleitor usará no dia da eleição.

Este ano é necessário votar nos cargos de:

  • Deputado Federal;
  • Deputado Estadual;
  • Senador;
  • Governador;
  • Presidente;

Embora o uso da cola no voto seja permitida, em regra, os cidadãos devem estar cientes de que só é possível anotar os números anotados em papel, pelo que não é permitido utilizar o telemóvel na cabine.

Veja também:

 

Assim, se houver um segundo turno, ela já está prevista para 30 de outubro. Se necessário, o eleitor pode levar um adesivo com o número do candidato. Se você esqueceu um número ao inserir a urna, pode corrigi-lo e começar de novo.

Sobre as eleições 2022

Primordialmente, as eleições gerais no Brasil em 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro, para o primeiro turno, e em 30 de outubro em caso de um segundo turno.

Assim, nesses dias, serão eleitos o Presidente, o Vice-Presidente e o Congresso Nacional. As eleições para governadores e vice-governadores estaduais e distrital, Assembleias Legislativas Estaduais e Câmara Legislativa do Distrito Federal acontecerão simultaneamente.

Nesse sentido, segundo decisão de 2020 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos devem atribuir parte de suas listas e tempo de emissão durante a campanha eleitoral a candidatos afro-brasileiros.

# Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

eleiçõeseleicoes 2022eleições 2022 candidatoseleições 2022 candidatos speleições 2022 cargoseleições 2022 dataeleições 2022 data segundo turnoeleições 2022 pesquisaeleições alagoas 2022eleições americanaseleições ao vivoeleições ao vivo 2022eleições ao vivo enqueteeleições ao vivo governadoreleições ao vivo.com.breleições argentinaeleições cola eleitoraleleições cola eleitoral brasileleições cola eleitoral coeficienteeleições cola eleitoral datafolhaeleições cola eleitoral é confiáveleleições cola eleitoral é crimeeleições cola eleitoral fake newseleições cola eleitoral leieleições cola eleitoral o que éeleições data