3 tipos de metas financeiras para aplicar no seu planejamento

Você sabia que existem 3 tipos de metas financeiras? Pois é, não basta criar diversos objetivos se você não deixa claro como vai conquistá-los e o prazo para isso. Em falar sobre prazo, ele é fundamental para definir quais são as metas. 

Você também precisa ler:

É difícil pensar em conquistar algo sem que você trace estratégias para chegar lá, isso inclui pensar nos tipos de metas financeiras. E quando se trata de dinheiro é ainda mais delicado. Para você atingir qualquer objetivo, precisa de muita organização. Por isso, separamos quais são eles e como você pode aproveitá-los.

Quais são os tipos de metas financeiras?

Metas nada mais são que etapas. Então, você define um objetivo final e divide em metas. É como se você quebrasse esse objetivo em etapas menores. Ou seja, facilita para você na hora de realizá-lo. Por exemplo: Você quer muito fazer uma viagem para Londres, esse é o seu objetivo. Mas como você fará para alcançá-lo? É o momento de definir as metas para realizar essa viagem. Lembrando que cada etapa precisa ter a data que será cumprida e o passo a passo do que será feito. 

Os tipos de metas financeiras são: de curto, de médio e de longo prazo. Entenda os detalhes nos tópicos abaixo. 

Metas de curto prazo

São aquelas metas que você vai realizar em poucos meses (de 6 a 12 meses). Geralmente são objetivos pequenos e que você pode dividir em metas curtas. Por exemplo: Guardar dinheiro para fazer uma viagem para o carnaval do Rio de Janeiro. Ou seja, o objetivo é a viagem. É hora de definir o dia da viagem, quantos dias ficará, quando vai retornar, o local que vai ficar e todos os outros detalhes. 

Esse evento é justamente um dos tipos de metas financeiras de curto prazo. E você precisa ter tudo definido para aproveitar a sua viagem sem nenhum problema. 

Metas de médio prazo

A de médio prazo são para objetivos maiores. O prazo é de 1 a 2 anos. Por exemplo: Você quer viajar para Paris nas próximas Olimpíadas, em julho de 2024. Além de poupar dinheiro, você quer investir para que ele renda por um determinado período (colocar a data). Essa é apenas uma das metas. Quando você pensa em uma viagem para o exterior, são muitos os processos que envolvem dinheiro. Então, tudo precisa ser bem detalhado.  

Longo prazo

Objetivos longos e que dependem de muito planejamento (5 anos). Por exemplo: Comprar uma casa ou um carro zero. É fundamental pensar no local que deseja morar e acompanhar os preços das casas que gostaria de comprar.

Outro ponto fundamental é estudar sobre investimento e entender qual renderá melhor para concluir a sua meta. É claro que várias etapas são necessárias e você precisa pensar em cada um delas.

Se não tiver disciplina e força de vontade, nem adianta fazer planejamento e definir um dos tipos de metas financeiras, porque isso não vai acontecer. Para alcançar, é preciso encarar e fazer tudo que é preciso.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.