Curso de graduação: tecnólogo, licenciatura, bacharelado.

Graduação é o termo dado ao curso superior, que é a primeira etapa da formação universitária. Aprenda sobre todos os cursos existentes.

Concluir um curso universitário é o sonho de muitos estudantes. Logo, essa fase é conhecida como graduação e é o período de estudo de um curso universitário escolhido com base nas áreas de interesse ou nas áreas de atuação do mercado.

Então, a partir de agora, você aprenderá absolutamente tudo sobre  os principais tipos de cursos , além dos cursos mais solicitados.

Sem mais delongas, venha conosco acompanhar este guia completo sobre tudo que diz respeito a esta importante fase da vida acadêmica.

  • O que é, para que serve e como funciona o curso de graduação
  • Tipos de graduações existentes
  • Bacharelado
  • Licenciatura
  • Tecnólogo
  • Como funciona o curso de graduação?

O que é, para que serve e como funciona o curso de graduação

Inicialmente, os anos de estudo podem ser divididos em fases, a saber: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.

Sendo assim, a graduação faz parte deste último nível, pois é o primeiro nível, e é o período em que o aluno escolhe um curso específico que será sua profissão.

Vale a pena destacar ainda que para uma vaga em um graduação, é necessário passar no vestibular, por isso estudar as disciplinas escolares é muito importante.

Por sua vez, a graduação também inclui disciplinas, palestras e aulas práticas, além de testes e trabalhos. Logo, em algumas áreas, o ritmo de aprendizagem é ainda mais intenso do que no ensino médio, exigindo do aluno dedicação e capacidade de acompanhar a rotina.

Dessa forma, após muitos anos de estudo neste tipo de ensino superior, os alunos podem obter seu diploma. Com este documento, então, é possível exercer a profissão na área escolhida e iniciar sua carreira profissional como uma pessoa efetivamente formada.

Para os curiosos, o significado de graduação é curso que tem nível universitário, sendo uma das primeiras formações da vida na universidade, pois outras especializações são adicionadas posteriormente, como Cursos de Pós-Graduação.

Tipos de graduações existentes

Primeiramente, você sabia que existem diferentes tipos de graduação? Pois bem, cada um deles possui certas características, tais como: a duração do estudo e a finalidade da aplicação prática no trabalho. Veremos mais sobre essas modalidades:

Bacharelado

Atualmente, como o modelo mais popular entre os cursos de graduação, o bacharelado prepara você para o trabalho diário na profissão escolhida.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), os bacharéis possuem habilidades e conhecimentos para atuar na profissão escolhida.

Nesse sentido, os cursos de bacharel podem durar de quatro a seis anos, com aulas práticas e teóricas a cada semestre.

Vale a pena ressaltar ainda, os mais comuns são: medicina, direito, odontologia, arquitetura e engenharia.

Licenciatura

De antemão, a licenciatura é reconhecidos para treinar professores. Ou seja, quem se formar como profissional licenciado tem o direito de lecionar na área de atuação escolhida, como história, português, matemática, geografia e outras disciplinas.

Assim, essa modalidade tem duração média de três a quatro anos , para que após esse período o aluno possa se tornar professor, pois já aprendeu a ministrar as disciplinas em sala de aula e leciona para seus alunos.

No entanto, isso se aplica ao ensino de um do sexto ano do ensino fundamental e em alguns casos para algumas classes de especialização de nível superior. Se você quer ensinar os mais novos, tem que estudar pedagogia.

Tecnólogo

Por fim, para completar a descrição dos tipos de graduações, explicaremos os denominados Tecnólogos. Dito isso, eles têm duração menor do que as modalidades apresentadas acima: os alunos completam um curso de dois a três anos de estudo.

Isso porque, eles são mais orientados para profissões técnicas e muitas práticas. Ademais, os aspectos incluem aulas, apreciação da experiência real de atuação.

Por sua vez, os cursos com este treinamento incluem: Tecnólogo em enfermagem, tecnólogo em gastronomia, tecnólogo em logística, tecnólogo em segurança do trabalho.

Como funciona o curso de graduação?

Em suma, o curso de graduação não é tão diferente do que o aluno vivenciava antes, ou seja, nos anos de ensino médio e fundamental.

Por fim, também é necessário respeitar o horário recomendado pela instituição, participar de atividades como testes e trabalhos, obter notas iguais ou superiores à média exigida e ter a frequência mínima obrigatória nas aulas.

Podem haver variações ocorrem entre os cursos de graduação das faculdades públicas e privadas, além de diferenças de funcionamento entre os cursos presenciais e a distância.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.