Concurso PF e PRF: decisões acerca das provas! Últimas notícias.

Atenção concursandos, notícias acerca do Concurso PF e PRF: a PF mantém a data da prova e a PRF foi suspensa. Saiba mais detalhes!

Atenção concursandos das carreiras policiais, temos duas notícias acerca da PF e PRF: o Concurso PF manterá a data da prova e o concurso PRF foi suspenso mediante liminar.

Assim, são duas notícias muito importantes para os dois certames. Leia os detalhes a seguir.

Concurso PRF: suspensão por liminar

Primeiramente, vamos falar sobre o adiamento do concurso PRF, que seria realizado neste domingo (09/05).

Sendo assim, a Justiça Federal do DF determinou a suspensão das provas objetivas e discursivas devido ao risco de contaminação com Covid-19 durante a realização das provas.

Na liminar, o embasamento da suspensão das provas é referente à crise sanitária causada pela pandemia, e de acordo com a decisão, não seria possível manter a realização do certame, já que os casos não apresentam melhoras ou baixas.

Além disso, a decisão cita alguns detalhes dispostos no edital, como por exemplo, a possibilidade de um candidato fazer a prova mesmo com temperatura corporal relativamente alta.

Assim, essa permissão poderia colocar em risco tanto os responsáveis e profissionais que irão trabalhar na aplicação das provas quanto os próprios candidatos, sendo um caso de saúde pública.

Dessa forma, a decisão sugere que a realização do certame seja executado após a melhora no panorama da pandemia, não expondo ninguém ao risco.

Ademais, ainda cabe recurso contra a liminar.

O certame da (PRF) visa o preenchimento de 1.500 vagas para o cargo de Policial Rodoviário Federal, composto por diversas fases.

Sendo assim, serão realizadas Provas Objetivas, Discursivas, exames de saúde e de aptidão física e curso de formação policial. 

A prova objetiva contará com 03 (três) blocos, a saber:

  • Bloco I – 55 questões, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
    • Língua Portuguesa;
    • Raciocínio Lógico-Matemático;
    • Informática;
    • Física;
    • Ética e Cidadania;
    • Geopolítica;
    • Língua Estrangeira.
  • Bloco II – 30 questões, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
    • Legislação de Trânsito
  • Bloco III – 35 questões, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
    • Direito Administrativo;
    • Direito Constitucional;
    • Direito Penal;
    • Direito Processual Penal;
    • Legislação Especial;
    • Direitos Humanos.

>>> Leia mais: Flashcards nos estudos: como utilizar para concursos. <<<

Concurso PF: detalhes sobre a data da prova

Em contrapartida, o concurso PF decide manter a data da prova, que está prevista para o dia 23/05.

Sendo assim, o Presidente da Federação dos Policiais Federais (FENAPEF), Luís Boudens afirma que o órgão não pretende adiar a prova, mas que também espera diversas liminares suspendendo o certame.

Entretanto, Boudens afirma que a FENAPEF e a PF estão levantando esforços para evitar o adiamento da prova, e um dos esforços realizados consiste na construção de um plano nacional para a aplicação das provas, respeitando as medidas sanitárias.

Recentemente, a Cebraspe se manifestou acerca da realização do certame, afirmando que a participação no concurso é facultativa.

>>> Saiba mais: Concurso PF: participação no certame é facultativa. <<<

Foi solicitado o adiamento do certame da PF, ou ainda a desconcentração dos locais de aplicação das provas. Contudo, a Cebraspe rebateu a solicitação citando que muitos estabelecimentos comerciais e de lazer estão em pleno funcionamento, considerando inaceitável o adiamento do certame.

De modo geral, o concurso PF será realizado em todo o país, obedecendo os protocolos de segurança e respeitando as medidas sanitárias.

Basicamente, o certame contará com provas objetivas e discursivas para os cargos de Delegado de Polícia Federal, Agente de Polícia Federal, Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal.

As provas objetivas contam com provas de Conhecimentos Básicos e Específicos, que variam de acordo com as especificidade do cargo, exigindo nível superior.

Considerações Finais

Este momento é muito delicado para os concursandos das carreiras policiais, já que não se tem certeza do que irá acontecer nos próximos dias.

Contudo, resta acompanhar as notícias e pronunciamentos acerca dos dois certames e aguardar, mesmo que seja difícil manter a motivação e a consistência nos estudos após os adiamentos e notícias de suspensão.

Entretanto, é importante pensar que em algum momento os certames serão realizados, e você deve estar preparado para isso. Portanto não desista, continue a jornada dos estudos até o momento da posse!

Até a próxima, concursandos!

>>Atenção! Você sabe o que fazer com a preguiça na hora de estudar?<<

Comentários estão fechados.