Como se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês

Alguns recrutadores pedem que parte das entrevistas de emprego seja em inglês. Confira aqui algumas dicas para se sair bem nessa etapa.

Muita coisa mudou em relação ao trabalho e às formas de contratação,principalmente, na entrevista de emprego. Assim, a internet abriu um leque de oportunidades para profissionais de diferentes áreas. Cada vez mais o trabalho remoto faz parte da realidade dos trabalhadores.

Isso significa que as oportunidades fora do país estão mais próximas de nós agora, e isso implica na necessidade de um segundo idioma. Esta habilidade é uma grande vantagem no mercado de trabalho, e pode acelerar a construção de uma carreira sólida.

Nós sabemos que o inglês é o idioma mais requisitado em vagas internacionais ou não. Em algumas entrevistas de emprego é possível que o recrutador peça para que parte da conversa seja em inglês. Por isso, reunimos algumas dicas para você se sair bem nessa etapa e conseguir a contratação. Confira.

Você também precisa ler:

Não decore respostas

Uma conversa é algo que flui naturalmente, ter respostas decoradas vai deixar o processo engessado e você não vai conseguir se concentrar nos detalhes pois vai estar muito ocupado pensando em repetir as frases que você escolheu.

Se você está inseguro com essa parte da sua entrevista, opte por fazer mapas mentais das possíveis perguntas. Isso vai ajudar você a não se perder na conversa e você terá um apoio que vai permitir que você continue parecendo natural nas suas falas. 

Caso a sua entrevista seja online lembre-se de checar os detalhes como enquadramento da câmera e a iluminação. Nesses casos a tentação de ter um texto decorado na mesa é maior, já que o recrutador não estará vendo. Mas vale lembrar que ele vai estar observando você, ficar de olhos grudados em um papel não vai passar uma boa imagem.

Treine o seu inglês

Você pode treinar sua conversação em casa na frente do espelho, ou mesmo gravar e observar no vídeo como você está falando, se está tendo algum vício de linguagem ou se apoiando em uma palavra específica. Quanto mais você falar mais fácil será na hora da conversa com o recrutador.

Fique atento se você não está usando expressões repetidamente, isso prejudica a fluidez da conversa e pode dar a impressão que você não entende muito bem do que está falando. Expressões como: you know, kind of, then, so, right, precisam ser evitadas em grande quantidade. 

Uma boa dica é pesquisar bastante sobre a empresa e área de atuação dela, assim você pode incluir no seu mapa mental palavras, expressões e ideias que estejam relacionadas ao tema. Quanto mais você souber sobre a empresa que você está se candidatando, menor a chance de ser pego de surpresa por alguma pergunta específica.

Além de que, se o candidato conhece bem a empresa em questão, a área de atuação e as atribuições do cargo, ele terá mais autoridade para conversar sobre esses assuntos, mesmo em inglês.

Preste atenção aos falsos cognatos 

Sabe aquelas palavras que são parecidas em português e inglês mas que o significado é completamente diferente? Então, esses são os falsos cognatos. Um exemplo é a palavra college que significa faculdade e não colégio.

Fique atento a essas palavras para que você não acabe usando elas fora de contexto. Isso pode demonstrar que seu nível de inglês não é aquele que você indicou no currículo. Por isso fique atento aos detalhes e capriche na sua entrevista.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

Como fazer entrevista em inglêsComo se sair bem em entrevistaConfira como se sair bem em uma entrevista de emprego em inglêsEntrevista de emprego em inglêsTrabalho InternacionalVagas em ingLes