3 dicas para se preparar para o TAF

Nem sempre só as provas objetiva e discursiva farão você ser aprovado no concurso, mas, sim, o TAF. Como você tem se preparado para ele? Muitos concursos cobram o Teste de Aptidão Física que é classificatório. Ou seja, ele também reprova.  

Você também precisa ler:

Os concursos da área policial sempre cobram o TAF. Por isso, ter preparo físico é fundamental para ser aprovado. Você saber exatamente os exercícios que são cobrados. Geralmente algumas repetições são diferentes para homem e para mulher. Então, fique atento. Mas, para te ajudar, já separamos algumas dicas. Acompanhe!

O que é o TAF?

O Teste de Aptidão Física é de caráter eliminatório nos concursos policiais. Geralmente a convocação acontece após as provas objetiva e discursiva. Ou seja, apenas chega a essa etapa quem é aprovado nas provas anteriores. 

É importante acompanhar o edital do seu concurso para saber o que cobram no teste físico. Mas você já pode começar a se preparar antes do edital sair, basta reunir editais anteriores do seu concurso e analisar os exercícios que sempre são cobrados e as suas exigências, para começar a treinar. 

Flexão de braço, barra, natação, abdominal e corrida são alguns dos exercícios cobrados no TAF.

É fundamental verificar o seu edital para saber se todos esses exercícios são cobrados ou se tem, até mesmo, algo a mais.

Comece a treinar com pelo menos seis meses de antecedência, mas sempre leve em conta a sua situação com exercícios. Então, se você é sedentário, não demore a começar a treinar, mas tome cuidado com o nível do seu treino e é indicado ter um profissional para acompanhar. 

Separamos algumas dicas para você se preparar para o Teste de Aptidão Física. Confira!

Busque por um profissional de educação física

Mesmo que você não seja sedentário, é importante treinar com um profissional de educação física. Primeiro para não correr o risco de se machucar e segundo para treinar corretamente baseado no edital. Quando o professor tem experiência em treinamento esportivo de alto rendimento, ele sabe avaliar muito bem o treino e o progresso que você faz, além de ajustar cargas importantes para elevar o treino. 

Treine muita barra

Esse é um dos exercícios que mais reprovam. E isso acontece pela falta de prática, o que torna quase impossível realizar na hora do teste. Então, se você não treina barra ou treina muito pouco, a dica é que você se dedique muito a esse exercício o quanto antes. 

Alguns concursos exigem que mulheres façam barras durante o teste e outros exigem apenas dos homens. Então é importante avaliar os editais anteriores para saber as regras do TAF

Treine regularmente

É preciso criar um plano de treino, para que você saiba exatamente o que precisa fazer e mantenha um equilíbrio em todos os exercícios. Se você não colocar o treino como prioridade no seu dia, ficará muito distante de conseguir ser aprovado no Teste de Aptidão Física. Afinal, você não treinará o suficiente para cumprir tudo que é exigido, além de outros concurseiros que terão se dedicado muito mais que você. 

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.