Técnica Pomodoro: Como aplicar nos seus estudos
Você já ouviu falar na Técnica Pomodoro? Essa pode ser uma forma de manter a organização nos seus estudos, principalmente se você tem a prática da procrastinação. A técnica é muito simples e você só precisa de um cronômetro ou despertador. Ou seja, com um simples celular você já tem a ferramenta necessária e suficiente para aplicar já.
Você também precisa ler:
- A importância da leitura para a escrita da redação
- Hábito de estudo: conheça 5 dicas do que evitar para render
- Desmotivação: Como superá-la e conseguir realizar as tarefas
- 4 dicas para estudar sozinho em casa para concurso público de forma eficiente
- Quer fazer suas provas em menos tempo? Confira 3 dicas que podem ajudar
A Técnica Pomodoro é muito indicada para manter um planejamento e ajudar no foco dos estudos. Ela foi desenvolvida pelo italiano Francisco Cirillo em 1980, com objetivo de gerenciar melhor o tempo para organizar as tarefas necessárias. Confira mais informações sobre essa técnica que pode fazer diferença nos seus estudos.
O que é a Técnica Pomodoro?
Ela pode ser aproveitada pelos concurseiros com dificuldades na hora de seguir com o seu planejamento de estudo e organizar melhor o tempo. Ou seja, estudantes que procrastinam mais, são mais lentos na hora de estudar, sente dificuldade na hora de focar e muito mais. Entretanto, vale ressaltar que qualquer pessoa pode aproveitar essa prática. Afinal, é muito importante sempre procurar por novas formas de melhorar os seus estudos.
Usando a Técnica Pomodoro você testará um novo hábito que pode funcionar bastante e gerar uma diferença positiva no desenvolvimento dos seus estudos. Ou seja, ela pode, sim, ser uma grande aliada.
Como funciona essa técnica?
Ela deve ser dividida em quatro partes e cada uma delas terá 30 minutos. Então, você precisa separar o despertador ou o cronômetro como já falamos mais acima, além de algum papel para fazer a sua organização. É interessante que não faça essas anotações por meios eletrônicos para não causar distrações.
A divisão acontece da seguinte forma:
- Você estudará por 25 minutos e depois descansará por 5 minutos. Esse processo se repetirá por 4 vezes. Quando finalizado esse ciclo de 2 horas, você descansará por 30 minutos. Depois, você já pode recomeçar com a técnica por mais 2 horas pelo tempo que você quiser.
É muito importante que você siga exatamente o tempo que definiu. Então, nada de sair para o descanso antes e nem depois. Assim que o cronômetro apitar, é o momento de parar e depois retomar no tempo certo. Caso contrário, de nada vai adiantar a Técnica Pomodoro.
Os aplicativos disponíveis
Caso você prefira uma ferramenta já pronto, ou seja, que não precise ajustar o cronômetro de forma manual, você pode escolher um aplicativo que funcione como Pomodoro.
Tomato-timer e Clear Focus são os principais aplicativos e que são fáceis de usar. Você pode testar e ver o que melhor funciona para você.
Caso utilize o Trello, por exemplo, ele traz um tipo de extensão que você pode incluir no seu quadro e praticar a Técnica Pomodoro.
Muito simples de usar, ela pode fazer diferença no seu dia a dia. O importante é que você respeite o tempo. Ou seja, apitou para começar uma tarefa, siga nela até apitar novamente para pausa. Nada de atropelar as atividades, porque de nada vai adiantar. Tenha foco!
> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!
Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.
Veja também:
- Veja como estudar para um concurso e ser aprovado de verdade
- Como usar o Trello para organizar os seus estudos para concurso
- Confira 3 dicas mágicas para se sair bem na hora da redação
Comentários estão fechados.