Como funciona o cartão de crédito por aproximação? Confira!

O cartão de proximidade veio para facilitar a vida dos consumidores. Com ele, o pagamento pode ser feito de modo mais fácil. Saiba mais!

O cartão de proximidade veio para facilitar a vida dos consumidores. Com ele, o pagamento pode ser feito tocando ou simplesmente aproximando-se do cartão de crédito ou débito na máquina.

Essa modalidade ganhou muita força, principalmente durante a pandemia do coronavírus, que tem sido um dos pilares de combate às medidas de higiene com uso de álcool em gel.

De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), os pagamentos sem contato aumentaram 540,7% no primeiro semestre de 2021.

No entanto, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre os benefícios e riscos e funcionalidades do sistema. Se você é um deles, não se preocupe. Descubra no texto a seguir o que é o cartão de proximidade, como funciona essa tecnologia e outras informações relevantes.

O que é Cartão por aproximação?

O Cartão por aproximação é um meio de pagamento que permite efetuar uma compra aproximando-se do cartão com uma máquina de venda automática. Dessa forma, o comprador interessado apenas precisa tocar no cartão ou se aproximar da máquina para realizar a ação sem precisar inseri-lo ou deslizá-lo.

Dependendo do valor, uma senha é solicitada ou não. Em geral, não é necessária senha para valores abaixo de R$ 200, mas existem algumas instituições financeiras que permitem definir um limite máximo aproximado de pagamento.

Se esta opção estiver disponível, você pode configurá-la através do aplicativo ou site do banco. Se você quiser que as transações de proximidade exijam uma senha, você deve configurar isso com a instituição emissora.

Isso agregará agilidade e praticidade. O cartão por aproximação pode ser físico ou digital. Com isso, é possível aproveitar as carteiras virtuais disponíveis em smartphones, smartwatches e outros aparelhos eletrônicos, e dispensar um dos itens que antes eram essenciais para o consumidor: a carteira.

Nesse sentido, esta atividade é impulsionada por tecnologias como NFC (Near Field Communication) e RFID (Radio Frequency Identification) e está ligada ao movimento ‘cashless’ que prenuncia o fim do dinheiro.

Como saber se o meu cartão é contactless?

Para saber se o seu cartão é contactless, procure o símbolo de onda (muito semelhante à tecnologia Wi-Fi) na frente ou no verso do seu cartão de crédito.

Como funciona a contactless?

A tecnologia sem contato permite o pagamento por meio de cartões ou dispositivos eletrônicos. O consumidor só tem que se aproximar do objeto a uma distância de aprox. 4 cm do leitor e a transação será realizada automaticamente.

Durante a compra, as informações da conta são trocadas entre o cartão (ou aplicativo) e o terminal por meio de ondas de rádio. Todas as transações são criptografadas para garantir a segurança do comprador.

Essa forma de pagamento é segura?

O pagamento por proximidade é tão seguro quanto o pagamento com cartão com chip – ou ainda mais seguro. Isso ocorre porque os dados são protegidos por criptografia, o que impede a clonagem ou o acesso às informações do usuário.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.