7 de setembro – Dia da Independência do Brasil. Saiba mais!

O dia 7 de setembro é uma data comemorativa que relembra a declaração de independência do Brasil, realizada nesse mesmo dia em 1822.

O dia 7 de setembro é uma das comemorações mais importantes do Brasil justamente por ser palco de um dos eventos mais importantes de nossa história: nossa independência. Foi neste dia, em 1822, que Dom Pedro começou nossa jornada como nação independente.

Atualmente, 7 de setembro é feriado nacional, marcado por celebrações públicas nas grandes cidades.

História do “7 de setembro”

A independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822, quando supostamente d. Pedro (futuro Pedro I) gritou o grito de independência às margens do rio Ipiranga, onde hoje é a cidade de São Paulo.

Com isso, o Brasil rompeu os laços com Portugal e se consolidou como nação independente.

Quais foram as razões para a independência?

A independência foi resultado de um desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, particularmente a elite, e Portugal.

Isso estava diretamente relacionado à revolução liberal no Porto em 1820, mas podemos supor que tudo começou com a mudança da família real portuguesa para o Brasil em 1808.

A transferência da família real foi consequência da era napoleônica e motivada pela invasão de Portugal pelas tropas francesas. A mudança da família real portuguesa para o Rio de Janeiro foi, portanto, uma fuga.

Após se estabelecer no Rio de Janeiro, iniciou-se o chamado período joanino.

Este nome refere-se a D. João VI, regente que esteve à frente de Portugal e só se tornou rei português a partir de 1816.

Nesse sentido, aqui no Brasil, D. João VI realizou uma série de ações que contribuíram para a modernização do Brasil, incentivando o desenvolvimento econômico e o florescimento cultural e artístico.

Ademais, duas medidas importantes foram a abertura dos portos em 1808 e a elevação do Brasil à condição de reino em 1815.

Com esta última medida, o Brasil deixou de ser colônia e passou a fazer parte do reino português. No entanto, esta situação desagradou a muitos em Portugal. Em 1820 eclodiu no Porto a já mencionada Revolução Liberal.

Assim , esta revolução mobilizou a elite portuguesa por um desejo de reformas no país, que incluía o regresso dos reis a Lisboa.

O ponto de partida para o processo de independência do Brasil foi, portanto, a intenção da corte portuguesa (instituição que esteve à frente desta revolução em Portugal) de anular todas as medidas tomadas por D. João VI durante o período joanino.

Processo de Independência do Brasil

Devido à possibilidade de recolonização do Brasil, iniciou-se nosso processo de independência. A elite empresarial do país – no caso a elite do Sudeste – não aceitou essa possibilidade porque prejudicaria seus interesses econômicos.

As negociações continuaram em 1820 e 1821, mas a partir de 1822 o sentimento separatista começou a ganhar força.

Nisso, quem levou à independência do Brasil foi o Príncipe Regente D. Pedro. Quando a situação se tornou implacável, o príncipe foi convencido a liderar o processo de independência do Brasil.

Em 7 de setembro de 1822, a situação se mostrou insustentável e o regente declarou a independência.

É importante dizer que nosso processo de independência não foi pacífico, pois houve resistências que levaram a lutas em lugares como Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai). As chamadas tropas brasileiras venceram e conseguiram subjugar os movimentos de resistência.

Portugal finalmente reconheceu nossa independência em 1824, depois que os britânicos negociaram um acordo entre brasileiros e portugueses.

O Brasil foi organizado como nação independente como monarquia e d. Pedro foi celebrado e coroado Imperador do Brasil. Assim começou a partir de 1822 por D. Pedro I, sendo a data de 7 de setembro  um grande marco na história.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.