Samsung: governo brasileiro busca trazer fábrica de chips

Conforme as informações, a fabricante Samsung seria uma das empresas que poderia construir uma instalação em território brasileiro.

Conforme as informações, a fabricante Samsung seria uma das empresas que poderia construir uma instalação em território brasileiro. Confira mais!

Uma declaração de intenções entre os governos do Brasil e da Coreia do Sul deve levar a esforços para trazer uma fábrica de chips e semicondutores para o país. Segundo as informações, a Samsung seria uma das empresas que poderia instalar uma fábrica em território brasileiro.

A notícia do acordo entre os países foi divulgada por Fábio Faria, ministro das Comunicações, durante o seminário ‘5G.BR’ realizado nesta quinta-feira (11). De acordo com o representante das pastas, o governo da Coreia do Sul lideraria as negociações com a Samsung sobre a possibilidade de instalação de um ‘hub’ no Brasil.

Primeiro, a fábrica de chips e semicondutores produziria componentes para abastecer a indústria local. Além disso, devido à posição estratégica do Brasil, os materiais puderam ser exportados para países da América Latina, Europa e África.

Além disso, o complexo industrial seria construído pela iniciativa privada e receberia eventuais benefícios fiscais oferecidos pelo estado em que a instalação seria construída. No entanto, ainda não existem planos concretos para o desenvolvimento deste projeto.

Soluções fora da Ásia para Samsung

Conforme mencionado pelo Ministro Fábio Faria, o mercado de semicondutores é fortemente dependente da indústria taiwanesa. As tensões políticas entre a China e os EUA também dificultam a produção de componentes no país asiático.

Além disso, as empresas de tecnologia ainda buscam alternativas para aliviar a escassez de chips que começou durante a pandemia de Covid-19. Todos esses fatores afetam a cadeia de suprimentos em todo o mundo.

Nesse sentido, grandes empresas como Intel e Samsung estão investindo na construção de fábricas na Europa e nos EUA em busca de novas soluções e incentivos fiscais. Diante desse cenário, o Brasil também pode ter chances de ser uma opção fora da Ásia.

Extinção da Ceitec

O Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) foi criado por lei em 2008. A estatal, sediada em Porto Alegre, era a única fabricante de semicondutores da América Latina e aspirava a se tornar a maior produtora nacional do setor. .

No entanto, a empresa era em grande parte dependente do tesouro do Estado e precisava de fundos públicos para cobrir as despesas. Então, no atual mandato do governo, a estatal foi colocada em uma longa lista de privatizações por ser vista como ineficiente e sem lucro.

Por recomendação do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), o Ceitec foi extinto por meio de Decreto Presidencial formalmente emitido em dezembro de 2021.

Sobre a empresa Samsung

Inicialmente, o Samsung Group (ou Grupo Samsung) é um conglomerado multinacional sul-coreano com sede na Samsung Town, localizado em Seul (Coréia do Sul).

Nessa senda, compreende várias empresas afiliadas, a maioria unida sob a marca Samsung, e é o maior chaebol (conglomerado comercial) da Coreia do Sul.

Assim, a Samsung foi fundada por Lee Byung-chul em 1938 como uma ‘trading company’. Nas três décadas seguintes, o grupo se diversificou em áreas como processamento de alimentos, têxtil, seguros, valores mobiliários e varejo.

Vale ressaltar que, a Samsung entrou no setor de eletrônicos no final dos anos 60 e também nos setores de construção e construção naval em meados dos anos 1970. Assim, essas áreas impulsionariam seu crescimento subsequente.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

SamsungSamsung chips no brasilSamsung empresa no paisSamsung fabrica no brasilSamsung no brasil