Prazo para declaração do Imposto de Renda em 2023; Agileze!

A Receita Federal anunciou que o prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física 2023 será prorrogado até o dia 31/05.

Na semana passada, a Receita Federal anunciou que o prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física 2023 será prorrogado até o dia 31 de Maio.

Todos os contribuintes obrigados a declarar o IR referente ao ano-base 2022 terão a extensão do prazo. O prazo para iniciar a declaração é a partir de 15 de Março, ou seja, um mês antes do prazo final.

A medida tem como objetivo aliviar a pressão sobre os contribuintes em meio a um cenário desafiador, com as dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19.

Além disso, a prorrogação dá tempo para que os contribuintes reúnam toda a documentação necessária para a elaboração da declaração, evitando erros que possam levar à malha fina.

Prazo para entrega do Imposto de Renda 2023 é estendido
O Prazo para declaração do Imposto de Renda em 2023 foi estendido este ano, permitindo que os contribuintes tenham mais tempo para se adaptar ao novo sistema.

Diferentemente dos anos anteriores, o prazo para a entrega da declaração passa a ser de 15 de Março a 31 de Maio.

Com essa alteração, os contribuintes poderão aproveitar a nova ferramenta de declaração pré-preenchida desde o início do prazo.

Desse modo, essa ferramenta é uma novidade para facilitar a declaração de quem possui um grande volume de informações a serem inseridas, e pode ser acessada diretamente na página da Receita Federal.

Outrossim, é importante lembrar que o uso da ferramenta é opcional e pode ser utilizado apenas por contribuintes que tenham certificado digital ou acesso pelo ‘Gov.br’.

Basta dizer também, que é fundamental que os contribuintes fiquem atentos aos prazos, pois a entrega fora do prazo pode gerar multas e problemas com a Receita Federal.

Então, não deixe para a última hora e organize seus documentos com antecedência para fazer a declaração de maneira tranquila e sem imprevistos.

Receita Federal lança ferramenta de declaração pré-preenchida para o Imposto de Renda 2023

Além da ampliação do prazo, a Receita Federal também anunciou uma novidade para a declaração do Imposto de Renda.

Trata-se da ferramenta pré-preenchida, que já estará disponível a partir do próximo mês nos portais oficiais do órgão.

Para usufruir desse novo serviço, os contribuintes devem ter uma conta Gov.br, de nível Prata ou Ouro, o que torna o processo de declaração mais simples e prático.

Tecnologia da Receita Federal agiliza declaração com pré-preenchimento automático

A Receita Federal do Brasil tem um novo sistema para ajudar os contribuintes a preencher suas declarações de imposto de renda.

O novo recurso se chama declaração pré-preenchida e utiliza informações já disponíveis, como a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), entregue ao órgão até o final de fevereiro.

As informações são processadas pela Receita Federal e inseridas automaticamente no formulário de declaração de pessoas físicas, antes mesmo de o contribuinte começar a preenchê-lo.

O Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, o Auditor Fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, afirmou que o preenchimento prévio pode ajudar a diminuir o risco de erros na declaração e que o contribuinte pode verificar as informações antes da entrega da declaração.

Assim, isso garante que elas estejam corretas e evitando cair na malha fina.

Essa ferramenta é uma excelente oportunidade para economizar tempo e evitar problemas futuros com a Receita Federal.

Ademais, a mesma é uma das novidades da Receita Federal para a declaração de imposto de renda em 2023, e tem como objetivo facilitar e agilizar o processo de entrega das declarações.

Com o uso de informações já disponíveis e o preenchimento prévio das informações, o contribuinte tem menos trabalho e mais segurança na hora de declarar seus rendimentos.

Além disso, a conferência dos dados antes da entrega da declaração permite que eventuais erros sejam corrigidos com antecedência, evitando a necessidade de retificar a declaração e, consequentemente, reduzindo as chances de cair na malha fina.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui e acompanhe o nosso portal.

Comentários estão fechados.