Polícia do MPU: Protocolado o pedido para a criação da carreira

No mês de fevereiro foi protocolado o pedido de criação da Polícia do MPU, que inclusive já foi recebido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Atualmente, agentes de segurança do MPU desempenham diversas funções, e esse acúmulo de funções serviu de embasamento para a solicitação da criação da carreira.

O pedido protocolado também afirma que os agentes desempenham atribuições de diversas outras carreiras, como por exemplo, policiais legislativos, policiais militares, policiais civis e até mesmo agentes federais.

Para a criação da Polícia do MPU, é necessário que a carreira seja instituída por meio de Projeto de Lei, com as devidas regulamentações. Além disso, a proposta deve apresentar a estrutura de cargos e carreiras, quantitativo de vagas e condições para a realização do certame.

De acordo com o coordenador-geral da Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e do CNMP (AGEMPU), a criação da carreira será muito benéfica, tanto na questão prática quanto na questão financeira, sem contar na economicidade do órgão.

Estimativas sobre a criação da Polícia do MPU

Atualmente, existe a carreira de Técnico do MPU da área de segurança e transporte, que desempenha uma função semelhante.

Este cargo têm alguns pré-requisitos como formação de nível médio completo, e a remuneração é de R$ 6.862,72. 

No caso da criação da Polícia do MPU, é provável que o nível de escolaridade seja o mesmo. Contudo, as atribuições do cargo podem ser distintas.

Além disso, com a criação da carreira no âmbito do MPU, os Estados também poderão instituir a carreira estadual, cabendo ao estado realizar os procedimentos e estudos necessários para a criação da carreira.

Concurso MPU 2021: quando ocorrerá?

Segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), existe uma previsão orçamentária de mais de R$ 17 milhões para a formação de recursos humanos para o MPU.

A previsão é de que sejam abertas cerca de 50 vagas para o MPU para o cargo de Técnico de Segurança Institucional e Transporte.

Contudo, ainda não foi definida a banca e nem há um edital publicado. Assim, o concurso segue esperando a criação da comissão e o andamento do processo para a realização do certame.

Comentários estão fechados.