Pix Automático: O que é, como funciona e quando chega?

Saiba o que é o Pix Automático, como vai funcionar, quando será lançado e quais as vantagens dessa nova modalidade do Pix do Banco Central.

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), já é uma realidade para milhões de brasileiros que podem fazer transferências e compras em segundos, a qualquer hora e dia da semana.

Nesse sentido, o BC já planeja novas funcionalidades para a ferramenta, entre elas o Pix Automático, que permitirá pagamentos recorrentes de forma automática, como contas de energia, água, telefone, escola, academia, streaming e mais.

O que é o Pix Automático?

O Pix Automático é uma modalidade exclusiva do sistema Pix, projetada para operar de maneira semelhante ao débito automático.

Ou seja, o usuário poderá autorizar previamente o pagamento de contas e serviços que se repetem periodicamente, sem precisar confirmar cada transação individualmente.

Nesse aspecto, o Banco Central anunciou o lançamento do recurso Pix Automático, que permitirá transações automáticas com a autorização prévia do cliente. Logo, com essa funcionalidade, as transações serão realizadas sem a necessidade de autenticação por parte do usuário.

O cliente receberá uma notificação do banco, informando sobre a transação em andamento e dando a opção de confirmar ou cancelar a operação.

Dessa forma, o cliente terá o controle total sobre as transações realizadas pelo Pix Automático e poderá cancelá-las a qualquer momento, caso seja necessário.

O BC afirma que o Pix Automático trará mais segurança, praticidade e flexibilidade para os usuários (pagadores e recebedores) e permitirá seu uso em múltiplos modelos de negócios, sejam digitais ou por estabelecimentos físicos.

Como vai funcionar o Pix Automático?

Para usar o Pix Automático, o usuário terá que manifestar sua intenção de pagar via Pix Automático e informar seus dados bancários à prestadora de serviço que deseja contratar.

A prestadora de serviço poderá criar um contrato com o cliente, especificando as condições do pagamento recorrente, como valor, periodicidade, data de vencimento e duração.

Além disso, será disponibilizada a opção de utilizar a leitura de QR Code ou o recurso de Pix Copia e Cola para autorizar as transações futuras.

Nesse caso, o usuário escaneará ou copiará um código gerado pela prestadora de serviço que conterá as informações do contrato.

Em seguida, ele será direcionado ao aplicativo do banco para confirmar a operação.

O usuário poderá estabelecer um limite máximo do valor da parcela a ser debitada e também poderá cancelar o Pix Automático a qualquer momento pelo aplicativo do banco ou entrando em contato com a prestadora de serviço.

O Pix Automático será gratuito aos usuários (pessoas físicas e microempreendedores individuais), mas poderá ser tarifado no recebimento por empresas.

Contudo, o BC ainda não definiu os valores das tarifas, mas afirma que serão menores do que as cobradas pelo débito automático convencional.

Quando será lançado o Pix Automático?

O Banco Central iniciou o desenvolvimento da novidade no final de 2021 e anunciou que está previsto o lançamento dessa modalidade para abril de 2024.

Dessa maneira, o cronograma para implantação do Pix Automático segue as seguintes etapas:

Cronograma de lançamento do Pix Automático.
Fonte: Banco Central/Divulgação.

O Banco Central também estuda outras novidades para o Pix, como o Pix Internacional, que poderá permitir transações instantâneas entre usuários no Brasil e pessoas e empresas em outros países.

No entanto, essa funcionalidade ainda enfrenta desafios legais e regulatórios e deve demorar mais para ser implementada.

Comentários estão fechados.