O que é Inteligência artificial? Conheça as aplicações reais.

De um modo geral, podemos definir a inteligência artificial como a capacidade das máquinas de pensar como humanos: aprender, decidir, entender.

Inicialmente, a inteligência artificial, que você verá apenas chamada de IA (ou IA, para inteligência artificial), é um avanço tecnológico que permite que os sistemas simulem inteligência semelhante à humana – e vai além da programação de comandos específicos para tomar decisões de forma autônoma, com base em padrões de grandes bancos de dados.

Continue lendo para entender melhor sobre o tema.

 

O que é inteligência artificial? (Imagem: Computerizer/ Pixabay)

 

Algo bastante complicado também é o campo de estudo acadêmico – um que não começou ontem. Por várias décadas tem havido um estudo dos chamados agentes inteligentes que percebem seu ambiente, entendem como eles podem agir e qual a melhor forma de proceder.

Sendo assim, o professor John McCarthy é, provavelmente, o primeiro a fazer uso do termo em 1956 em uma conferência de especialistas chamada Electronic Eros no Darmouth College, que o definiu como a “ciência e engenharia para fazer máquinas inteligentes”.

Assim, em linhas gerais, podemos definir inteligência artificial como a capacidade das máquinas de pensar como humanos: aprender a perceber e decidir quais caminhos tomar em determinadas situações de forma racional deveria.

Até então, os computadores precisavam de três pilares principais para evoluir da computação simples para a atual, a IA:

  • Bons modelos de dados para classificar, processar e analisar;
  • Acesse grandes quantidades de dados brutos;
  • Computação poderosa a um custo acessível para processamento rápido e eficiente;

Nesse sentido, com a evolução desses 3 (três) segmentos, a inteligência artificial finalmente se tornou possível com a fórmula: big data + computação em nuvem + bons modelos de dados.

Em outras palavras: a IA aprende como uma criança. Aos poucos, o sistema (de acordo com a finalidade para a qual foi criado) absorve, analisa e organiza os dados para entender e identificar o que são objetos, pessoas, padrões e reações de todos os tipos.

Você vai gostar de ler:

O que você quer dizer com máquinas inteligentes?

À primeira vista, a inteligência artificial essencialmente permite que os sistemas tomem decisões de forma independente, precisa e com base em dados digitais.

O que, de forma otimista, multiplica a capacidade racional do homem para resolver problemas práticos, simular situações, encontrar respostas ou, de forma mais geral, aumentar a capacidade de inteligência.

Por sua vez, os economistas chamam isso de quarta revolução industrial, caracterizada pela convergência do digital tecnologias físicas e biológicas – esbatendo as fronteiras das três áreas.

Portanto, a IA faz parte dessa próxima onda de inovação que mudará fundamentalmente a maneira como as pessoas e as empresas interagem com a tecnologia, compartilham dados e tomam decisões.

Que tipos de inteligência artificial existem?

Antes de mais nada, a IA possui classificações determinadas por dois pontos: sua capacidade e sua classificação técnica.

Em relação à sua capacidade, está relacionada ao nível de inteligência da IA , eu. H. sua capacidade de desempenhar funções semelhantes às humanas. Com isso, essas habilidades são divididas em quatro:

  • Máquinas reativas: São as formas mais antigas de inteligência artificial que não possuem funcionalidade baseada em memória;
  • Memória limitada: Podem aprender com base em dados históricos;
  • Teoria da Mente: Este é o próximo nível de sistemas de IA em andamento;
  • Autoconsciente: IA autoconsciente é uma formulação hipotética que será capaz de entender e evocar suas próprias emoções, necessidades, crenças, possivelmente, desejos.

Onde podemos encontrar inteligência artificial?

Em suma, a IA está presente em toda parte, no carro autônomo, no chão de fábrica e no sistema de atendimento de hospitais.

Mas também na rede social, no celular, no antivírus, no buscador da internet, dentre outros.

Sendo assim, é uma tecnologia que, atualmente, faz parte de nossas vidas.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.