Marinha cria o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas

No dia 30 de março, a Marinha do Brasil publicou a Portaria nº 90/MB/MD, que cria o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Esclarecimento (EsqdQE-1).

Este esquadrão será subordinado ao Comando da Força Aeronaval, e terá sede em São Pedro da Aldeia (RJ).

O propósito do Esquadrão é contribuir para o processo decisório de planejamento e emprego do Poder Naval por meio de Aeronaves Remotamente Pilotadas. 

Assim, a criação do Esquadrão representa um grande passo para a história da Aviação Naval, possibilitando a ampliação da capacidade operacional dos navios da Marinha do Brasil, principalmente em missões de Reconhecimento e Inteligência.

O que é o ScanEagle?

O ScanEagle é um Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotados, e segundo a Marinha do Brasil, a obtenção desse sistema representa um grande passo para os meios aeronavais.

Para o recebimento e implantação do Sistema, foi ativado o Grupo de Fiscalização e Recebimento do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado (GFRARP), na sede da Comissão Naval Brasileira, Washington (EUA).

Este grupo tem como objetivo executar tarefas referentes à fiscalização e recebimento do ScanEagle, tal como os demais equipamentos de lançamento, recolhimento e serviços de Suporte Logístico e de Treinamento.

Sendo assim, as primeiras aeronaves devem chegar ao Brasil no próximo semestre de 2021, acompanhando a formação dos pilotos e pessoal de manutenção.

Como ingressar nas carreiras da Marinha do Brasil?

Para fazer parte da carreira militar, é necessário prestar concurso público e ser aprovado em todas as etapas do certame.

E por falar em carreira militar, a Marinha do Brasil está com as inscrições abertas para a carreira de Aprendiz-Marinheiro.

Ao total, o certame visa prover 750 vagas para o sexo masculino. As inscrições vão do dia 24/05 a 13/06, no site da Marinha do Brasil.

A remuneração dos Aprendizes-Marinheiros são:

  • Aluno: R$1.105,00, com adicionais militares e compensação por disponibilidade militar;
  • Marinheiro: R$1.765,00, com adicionais militares, de habilitação e compensação por disponibilidade militar

Concurso Marinha do Brasil: Etapas do certame

Sendo assim, o certame contará com as seguintes etapas:

1ª Etapa: Prova Objetiva Única, de caráter eliminatório e classificatório, contendo 50 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes disciplinas:

  • Matemática: 15 questões;
  • Língua Portuguesa: 15 questões;
  • Ciências (Física e Química): 15 questões;
  • Inglês: 05 questões.

2ª Etapa: Eventos Complementares, de caráter eliminatório, abrangendo os seguintes aspectos:

Veja mais: SAIU! Concurso Marinha: edital publicado! 750 vagas disponíveis

Comentários estão fechados.