“Gol” será controlada por empresa no Reino Unido. O que muda!?

A companhia aérea Gol (Brasil) anunciou que passará a ser controlada por uma empresa a qual possui sede no Reino Unido. Confira mais detalhes!

A companhia aérea Gol anunciou que vai passar a ser controlada por uma empresa sediada no Reino Unido. O acionista majoritário da empresa brasileira, o fundo de ações Mobi, e os acionistas do grupo colombiano Avianca assinaram um acordo para a criação do conglomerado corporativo Grupo Abra.

As duas companhias aéreas serão administradas sob a visão da holding, mas as atividades das delas permanecerão separadas.

Segundo especialistas, esse tipo de acordo é comum para as empresas cortarem custos, pagar menos impostos e buscar financiamentos mais baratos, principalmente após crises como a pandemia.

Na opinião deles, a medida não alterará a alta concentração do mercado brasileiro de aviação e não deverá afetar os preços das passagens.

Concentração da Gol e outras empresas da aviação

O acordo realizado entre Gol e Avianca segue uma tendência que já aconteceu no Brasil, qual seja, a concentração do mercado. Tal fato é algo normal, e de certo modo e até esperado.

A concentração corporativa é normal após um período de crise como a pandemia. A criação desta holding deveu-se ao problema da crise sanitária (segundo especialistas consultado pelo a UOL).

As concentrações auxiliam as empresas a ganhar tamanho e também a reduzir custos.

À medida que crescem, podem negociar melhores custos, como reduzir o valor do arrendamento (uma espécie de leasing/aluguel) das aeronaves ou com fornecedores.

Você também precisa ler:

 

A Gol também será beneficiada com a mudança da sede para a Grã-Bretanha. Além de pagar menos impostos, é possível realizar operações no mercado financeiro com mais facilidade, com menores custos de captação.

Tal acordo prejudica a concorrência?

No Brasil, apenas 3 (três) empresas tem controle (dominam) o mercado de transporte aéreo. São elas: Latam (34,79%); Gol (33,22%) e a Azul (31,03%);

A mudança na organização da Gol inicialmente não deve mudar nada na disputa entre as empresas brasileiras.
O ambiente competitivo não mudou.

Não haverá nova empresa, pois a Avianca não opera no mercado brasileiro. Por isso não se ver mudanças no mercado ou no ambiente competitivo.

O acordo realizado entre as organizações não deve afetar os preços das passagens aéreas , pois o setor ainda enfrenta uma difícil recuperação devido à crise da pandemia e aos altos preços dos combustíveis. Como a concorrência é esperada para aumentar não vai mudar, também não há pressão para que haja uma redução de preços.

Concentração por meio de fusões e aquisições de empresas não é necessariamente incomum no mercado brasileiro.

Um exemplo mais recente, foi a tentativa da Azul de adquirir a Latam, cuja empresa controladora está em processo de reestruturação nos EUA (semelhante à recuperação judicial que acontece no Brasil). Embora tivesse o apoio de alguns investidores e credores do Grupo Latam, as negociações não foram concluídas devido ao alto valor que a Azul teria que pagar pela aquisição.

 

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

"Gol" será controlada por empresa no Reino Unidoalteração de voo gol pela companhia aéreacomo entrar em contato com a companhia aérea golcompanhia aérea da golcompanhia gol linhas aéreascontato da gol companhia aéreagol companhia aéreagol companhia aérea aéreagol companhia aerea americanagol companhia aerea argentinagol companhia aerea azulgol companhia aérea cnpjgol companhia aerea contatoGol e Avianca anunciam acordo para criar holdingGol e Avianca anunciam fusão e criam maior holding de aviaçãoGol e Avianca criam holding para controlar as duas empresasgol é uma boa companhia aéreapara acessar a reserva na companhia aérea golquem é o dono da companhia aérea golsite da gol companhia aéreasite oficial da gol companhia aéreatelefone companhia aerea gol guarulhosTodos a Bordo – Gol será controlada por empresa no Reino unido