Frota elétrica: Mercado Livre acelera para a sustentabilidade

O compromisso da empresa com a sustentabilidade pode ser observado na expansão da sua frota elétrica. A expectativa é de 400 novos veículos ainda este ano.

Em linha com sua responsabilidade ambiental e com foco em minimizar o impacto ecológico de suas atividades, o e-commerce Mercado Livre anunciou um aumento significativo em sua frota elétrica Brasil. A empresa está ampliando sua logística com mais de 400 veículos, totalizando cerca de 700 no país.

Frota elétrica dupla e expansão de mobilidade sustentável

O Mercado Livre está empenhado em expandir sua presença em toda a américa Latina, ao mesmo tempo, em que aumenta sua frota elétrica no México e no Chile. Com isso, a empresa passará a operar mais de 1.000 veículos elétricos na região fortalecendo sua posição como uma das maiores frotas móveis elétricas da América Latina.

A expansão foi possível com a emissão de um título sustentável de US$ 400 milhões captado em 2021. Essa ação financiou projetos com triplo impacto: redução da pegada ambiental por meio do uso de fontes renováveis ​​de energia, eficiência energética, embalagens sustentáveis ​​e mobilidade

Além disso, regenerar e manter biomas, inclusão financeira, facilitando o crédito para micro e pequenas empresas e empreendedores; e desenvolvimento e empoderamento social, promovendo a educação para reduzir as deficiências digitais e a inclusão de jovens no mercado de trabalho latino-americano.

Novas parcerias e desafios

Além da frota elétrica, a empresa também está investindo em caminhões movidos a gás natural, que emite cerca de 18% menos gás carbônico do que o diesel. Atualmente, a empresa possui 139 caminhões movidos a gás natural no Brasil.

Para fortalecer ainda mais sua visão de sustentabilidade, o Mercado Livre anunciou uma parceria com a Newlab, plataforma internacional de inovação com sede em Montevidéu, no Uruguai. O objetivo da cooperação é acelerar a transição sustentável da rede logística da empresa com soluções inovadoras de mobilidade. 

A ênfase é colocada na criação do Studio Low-Carbon Logistics, no desenvolvimento e teste de protótipos para integrar tecnologias emergentes com baixas emissões de dióxido de carbono (CO2), em particular para veículos aplicados no transporte de última milha.

“O rápido crescimento do Mercado Livre na América Latina desafia-nos a sermos cada vez mais eficientes na gestão e redução do nosso impacto ambiental, especialmente no que diz respeito à mobilidade sustentável. Estamos entusiasmados com os avanços alcançados e, acima de tudo, comprometidos em acelerar o impacto de nossas iniciativas de mobilidade, energias renováveis e circularidade de materiais”, afirma Guadalupe Marín, diretora de Sustentabilidade da empresa na América Latina.

Além da frota elétrica e outros pontos da logística sustentável, a empresa também desenvolve outras atividades com forte impacto ambiental positivo. O Mercado Livre utiliza 100% de energia limpa em suas 21 operações logísticas e escritórios; todas as suas embalagens podem ser recicladas, reutilizadas ou compostadas; e por meio do programa Regenera América, a empresa investiu mais de US$ 10 milhões em projetos para regenerar e preservar biomas icônicos da América Latina e continua restaurando mais de 10 milhões de árvores.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

como tornar a empresa sustentáveldicas para tornar a empresa mais sustentávelempresa em prol da naturezaempresa em prol da sustentabilidadeempresa que visa a sustentabilidadeempresa sustentávelfrota elétricafrota elétrica do mercado livrefrota elétrica do Mercado Livre no Brasilfrota elétrica no Brasillogística sustentávelMeio ambientemercado livreMercado Livre pensa em sustentabilidadequais empresas pensam na sustentabilidadequais empresas pensam no meio ambientequais empresas são sustentáveisSustentabilidadesustentávelveículos elétricosveículos elétricos do Mercado Livreveículos elétricos do Mercado Livre no Brasilveículos elétricos no Brasilvisão sustentável