Fisioterapia Esportiva: Confira o que é e como atuar na área

Que a carreira de Fisioterapia é uma das profissões mais promissoras da área da saúde, isso todos nós já sabemos, mas você sabe o que é?

Todos nós já sabemos que a profissão de fisioterapia é uma das profissões mais promissoras no setor da saúde.

Ademais, você que está fazendo ou pensando no curso de fisioterapia saiba que é possível alcançar ainda mais sucesso nessa área se especializando em determinado segmento e a fisioterapia esportiva pode ser uma delas.

Do ponto de vista da importância que o esporte tem para um país, essa especialização já faz sucesso no exterior. Essa profissão está começando a crescer no Brasil, e não é à toa.

Mas você sabe o que é e como atuar em campo? Essas e outras perguntas são respondidas neste artigo.

Portanto, fique até o final e aprenda a trabalhar bem e alcançar o sucesso profissional como fisioterapeuta esportivo.

O que é fisioterapia esportiva?

Inicialmente, a fisioterapia esportiva é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) desde 2007, que visa prevenir e tratar possíveis lesões decorrentes da prática de esporte e exercício físico.

Vale lembrar que essa especialização é apenas para pessoas que concluíram o curso de fisioterapia de cinco anos com ensino médio completo.

Veja também:

O principal objetivo desta área de atuação é o cuidado do atleta, para além das funções acima referidas, cabe a este profissional:

  • Assegurar o regresso dos atletas ao desporto;
  • Reabilitar e prestar cuidados de emergência caso seja necessário.

Assim, qualquer pessoa que pratique regularmente qualquer tipo de esporte ou atividade física, seja profissional ou amadora, deve ser acompanhada por um fisioterapeuta esportivo.

Isso ocorre pois o objetivo deste profissional é prevenir lesões de qualquer natureza que afetem o andamento do treinamento e o exercício do exercício físico pode afetá-lo.

Portanto, leigos também se beneficiam do trabalho desse profissional.

Qual é o trabalho de um fisioterapeuta esportivo?

Como já mencionado, o fisioterapeuta esportivo é responsável por lidar com atletas profissionais ou amadores. No entanto, suas responsabilidades incluem: prevenir lesões, reabilitar esses profissionais do esporte para seu retorno, seja devido ao esporte ou não.

Nesse sentido, o fato é que no Brasil houve um crescimento significativo de praticantes de atividades físicas, as pessoas passaram a buscar e valorizar mais pela qualidade de vida, pela saúde e até pela estética.

Desta forma práticas como caminhada, musculação, futebol e as brigas se tornaram as mais comuns na vida dos brasileiros.

Levando isso em conta, há a necessidade de profissionais como fisioterapeutas esportivos, uma vez que o número de praticantes obviamente está aumentando, é natural que também o número de pessoas lesionadas por praticar atividade física esteja aumentando.

Onde um fisioterapeuta esportivo pode trabalhar?

Uma das funções primordiais do Fisioterapeuta Esportivo é a recuperação das pessoas, existem várias áreas em que este profissional pode atuar. Os focos da fisioterapia esportiva são:

  • Biomecânica;
  • Diagnóstico, tratamento clínico e pós-operatório de lesões articulares;
  • Dinamometria;
  • Fisiopatologia e prevenção;
  • Fisiologia do exercício;
  • Lesões do ligamento cruzado anterior (LCA);
  • Propriocepção.

Esses atendimentos são feitos individualmente de acordo com as necessidades e realidade de cada paciente.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.