O que é CRC e qual sua importância para a contabilidade?

Uma das dúvidas comuns ao avaliar os serviços contábeis para a empresa é entender o que é CRC. Hoje você aprenderá mais sobre ele!

Você sabe o que é CCR? Quem tem um negócio e quer garantir uma boa gestão pode contar com a contabilidade.

Por isso é necessário encontrar um profissional cadastrado no CRC para garantir um serviço de qualidade.

Por outro lado, aqueles quem quer trabalhar nessa área precisa entender do que se trata a agência e os benefícios que ela oferece, conhecer os passos necessários para se cadastrar e agir regularmente.
Se você se interessou pelo tema, continue lendo este conteúdo para entenda o que é o CRC e por que ele é tão importante para a contabilidade.

O que é o CRC?

Em poucas palavras, trata-se da sigla para Conselho Regional de Contabilidade, órgão responsável por habilitar contadores para o exercício da profissão após a graduação em Ciências Contábeis .

No total existem 27 CRCs no Brasil, um para cada estado e distrito do governo federal, todos vinculados ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Os órgãos foram criados pelo Decreto Legislativo nº. 92.295 de 1946, que também dispõe sobre as atribuições do contador.

Assim, por meio dele, o profissional obtém a carteira profissional de contador, que também vale como documento oficial de identidade. Isso se deve ao disposto na Lei nº 6.206 de 1975, que garante a validade do registro em todo o território nacional.

Por fim, em 2011, a Resolução CFC nº 1.370 regulamenta a constituição, finalidade e outras características dos conselhos.

Funções do Conselho Regional de Contabilidade

Este órgão tem como objetivo elaborar normas e estabelecer os princípios a serem seguidos pelos profissionais, além de fiscalizar e acompanhar a atuação dos contadores para garantir que não cometam irregularidades.

Veja também:

 

No caso de infrações, o CRC pode aplicar penalidades e informar as autoridades responsáveis ​​dos fatos caso a solução não se enquadre em sua área de responsabilidade.

Mas a atuação dos órgãos também tem caráter preventivo com o regulamento de penalidades.

Como obter esta certificação?

Até a data 1º de Junho de 2015, o registo no CRC também era garantido aos técnicos de contabilidade – guarda-livros e contabilistas, mas atualmente já não se aplica a estes profissionais.

O registo é feito após preenchimento e aprovação no teste de adequação contábil estabelecido pela Lei nº, processo mais rápido.

Ao fazer isso, o profissional deve responder 50 questões objetivas, cada uma com 4 alternativas, e acertar no mínimo 50% no teste para obter a Admissão.

O teste abrange vários assuntos que são estudados durante o curso.

São elas:

  • Auditoria Contábil;
  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
  • Contabilidade de Custos;
  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Controladoria;
  • Legislação e Ética Profissional;
  • Língua Portuguesa Aplicada;
  • Matemática Financeira e Estatística;
  • Noções de Direito e Legislação Aplicada;
  • Normas Brasileiras de Contabilidade;
  • Perícia Contábil;
  • Princípios de Contabilidade;
  • Teoria da Contabilidade.

Uma vez aprovado, o profissional tem 2 anos para solicitar e obter o registro no CRC. Para isso é necessário analisar os procedimentos específicos nas autoridades de cada estado,   tais como requerimentos, listas de documentos e formalização do pedido.

A contabilidade é um serviço fundamental para as empresas, independente do seu porte.

O contador trabalha com apuração de tributos, sempre focando no cumprimento das obrigações sem causar prejuízo à empresa. Além disso , ele também pode auxiliar na assessoria relacionada ao fluxo de caixa, folha de pagamento e planejamento tributário.

Nesse sentido, o conhecimento técnico é essencial para auxiliar na interpretação de laudos técnicos que auxiliam na tomada de decisão da empresa, ou seja, o Contador desempenha um papel importante papel no desenvolvimento de estratégias de negócios bem estruturadas.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.