FIFA terá nova tecnologia para marcar impedimentos na Copa em 2022

A Fifa anunciou que a Copa do Mundo no Qatar, terá uma nova tecnologia para tornar a marcação de impedimentos mais rápida e eficiente.A Fifa anunciou que a Copa do Mundo no Qatar, terá uma nova tecnologia para tornar a marcação de impedimentos mais rápida e eficiente.

A Fifa anunciou que a Copa do Mundo no Qatar, terá uma nova tecnologia para tornar a marcação de impedimentos mais rápida e eficiente.

A Copa do Mundo do Catar começa em novembro e receberá nova tecnologia que promete mudar os rumos da arbitragem no futebol mundial. O impedimento semiautomático, como a FIFA chama, visa tornar os gols mais rápidos e eficientes.

A maior empresa de futebol começou a testar a tecnologia no ano passado durante a Copa Árabe. Consiste em um sistema de câmeras especiais que monitoram quase 30 possíveis pontos de contato no corpo do jogador 50 vezes por segundo. Além disso, as bolas utilizadas na copa, batizadas de “Al Rihla”, terão um chip que pode reconhecer o momento exato do passe.

FIFA implanta nova tecnologia

O sistema funcionará com o VAR, velho conhecido dos torcedores brasileiros e protagonista de algumas polêmicas recentes. Sempre que um jogador estiver em posição de impedimento, será dado um sinal luminoso na cabine do assistente de vídeo.

Neste caso, o VAR deve comunicar o impedimento ao árbitro de campo. Ao contrário de hoje, o impedimento semiautomático não desenha linhas mostrando o posicionamento do atacante e do último homem na linha defensiva, mas gera uma animação tridimensional que reflete com precisão a posição dos atletas envolvidos no arremesso.

Você também precisa ler:

 

A FIFA planeja usar a tecnologia da forma mais transparente possível, principalmente por causa das grandes controvérsias em torno do VAR em vários lugares do mundo. Por isso, vai mostrar a imagem gerada nos telões dos estádios e também nas transmissões de TV, então não há dúvidas.

Com o impedimento semiautomático, espera-se que as posições de impedimento mais complicadas que levam um minuto a mais para serem marcadas sejam detectadas em menos de 30 segundos, resultando em mais tempo de rolagem da bola e menos tempo de inatividade para tomada de decisão.

Os árbitros usados ​​em partidas da Copa do Mundo receberam um treinamento de duas semanas da FIFA sobre como usar a nova tecnologia.

Além da Copa do Mundo, a Premier League, a mais importante divisão da Premier League, será a primeira grande liga do mundo a usar essa tecnologia. A ideia é que o impedimento semiautomático entre em jogo na próxima temporada, que começa em agosto.

Do surgimento do VAR

Para acabar com a controvérsia dos árbitros, a FIFA implementou o VAR (Video Assistant Referee), um sistema de suporte ao vivo para os árbitros que lhes dá a oportunidade de alterar as decisões que podem afetar o resultado ou os incidentes da partida.

Desde que foi usado pela primeira vez em na Copa do Mundo de 2018, o Árbitro Assistente de Vídeo foi alvo de muitas críticas, pois ele tem que analisar três árbitros em uma sala cheia de monitores e em todas as jogadas possíveis e ajudar o árbitro em todas as jogadas controversas ou decisões já tomadas.

A função neste caso é determinar com certeza se a bola cruzou completamente a linha ou se houve faltas no início ou no meio do jogo. Com tecnologia de linha de gol, não há intervenção humana e o árbitro é alertado imediatamente.

O sistema ajuda os árbitros principais a não tomar decisões equivocadas em partidas dentro da grande área, no jogo entre Espanha e Portugal, o árbitro deu um pênalti de Nacho para Cristiano Ronaldo, mas o VAR não foi usado.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.