Extrato do INSS vai mostrar nova margem do consignado

Extrato do INSS vai mostrar nova margem do consignado em setembro. A tela vai exibir o número do benefício e o banco onde ele é pago.

Devido aos ajustes no extrato Meu INSS, aposentados e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não têm acesso ao valor exato que podem utilizar no novo esquema de empréstimo salarial.

Nesse sentido, o órgão informa que o ajuste dos extratos mostrará a margem com os 5% adicionais do cartão de vantagens. A previsão de adequação é até o final de setembro.

A lei aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro em 3 de agosto previa um limite de 45% do poder a ser usado conforme apresentado ao INSS. Os 35%, que só podem ser utilizados para cobrir empréstimos, financiamentos e cobranças de empresas, foram mantidos.

Ademais, os outros 10% são divididos entre despesas com cartão de crédito consignado e despesas e saques com o cartão de benefício consignado. De acordo com o INSS, a taxa de juros da folha de pagamento será a mesma do cartão de crédito, até 3,06%por mês.

Extrato do consignado do INSS

Apesar de não estar totalmente atualizado, aposentados e aposentados podem consultar o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) para informações importantes sobre o empréstimo consignado.

Com a ferramenta é possível obter o número de empréstimos ativos e os valores já descontados que serão debitados do seu benefício.

Veja como visualizar o holerite do INSS:

  • Acesse o Meu INSS com seu CPF e senha;
  • Caso for necessário e-mail para receber um código de validação;
  • Clique em ‘Extrato de Crédito’. Se o serviço não estiver nesta guia, role para baixo e procure em ‘Outros Serviços’. Se necessário, clique em ‘Mostrar mais’ no canto inferior direito;
  • Se você receber mais de um benefício da Previdência Social, consulte um de cada vez.

Feito isso, a tela mostrará o número do benefício e o banco onde será pago.

Além disso, a margem de remessa também é mostrada. O sistema informa se o serviço está ou não bloqueado para empréstimo e o número de empréstimos ativos, suspensos, excluídos e concluídos, se houver.

O aplicativo possui um campo especial para crédito no cartão. Ao clicar no empréstimo ativo, o sistema exibe a data da solicitação, número do contrato, valor total do empréstimo, total de parcelas, valor da parcela e previsão de pagamento do empréstimo.

De acordo com o instituto, são possíveis no máximo nove contratos de empréstimos privados ativos. Com cartões de crédito, o limite é de apenas um contrato.

O que é o empréstimo consignado do INSS?

O empréstimo consignado é um tipo de crédito que é descontado diretamente da folha de pagamento. Com a folha de pagamento do INSS, as parcelas são descontadas diretamente do benefício aos pensionistas e aposentados.

Aqui, as taxas das instituições financeiras são geralmente mais baixas do que com outros empréstimos. Isso ocorre porque a dívida não tem risco de não ser paga.

De acordo com o INSS, as parcelas de pagamento devem ser acordadas entre o banco e o contratante, mas a taxa de juros é fixa. Atualmente, o máximo é de 2,14% por mês (empréstimo salário) e 3,06% por mês (cartão de crédito).

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.