Imposto de Renda 2022: Receita divulga horário da consulta
Consulta ao último lote da restituição do Imposto de Renda será aberta nesta sexta-feira (23). Confira o horário de abertura dos trabalhos.
Consulta ao último lote da restituição do Imposto de Renda será aberta nesta sexta-feira (23). Confira o horário de abertura dos trabalhos.
A Receita Federal abriu consultas sobre o último lote de restituições do Imposto de Renda de 2022 nesta sexta-feira (23). De acordo com informações oficiais, a verificação pode ser feita remotamente a partir das 10h.
Espera-se que o sistema tenha alta demanda no final da manhã, com condições melhorando gradualmente à tarde.
As parcelas serão pagas aos mais de 1,2 milhão de contribuintes que declararam imposto de renda este ano na quinta e última rodada de descontos. O valor recém-emitido está próximo de 1,9 bilhão de reais, e os pagamentos estão previstos para 30 de setembro. Nesta sexta-feira (23), o único comunicado é emitido.
Nesse sentido, a verificação é importante para que o cidadão que fizer a declaração de imposto de renda este ano saiba se vai receber o dinheiro.
Veja também:
- Petrobras reduz preços de venda do gás de cozinha; Confira!
- Edital Senado Federal é publicado! Inscrições estão abertas
- Edital MPF Procurador SAIU! Iniciais de até R$ 33,6 mil
- Plano de carreira: o que é, tipos que existem e como montar
- Cadúnico: Veja como fazer a pré-inscrição e agendamento
É importante lembrar que nem todos que fizeram o IR este ano receberão o reembolso do saldo. Caso tenha dúvidas específicas sobre o seu caso, a dica é entrar em contato com um agente da Receita Federal pelo canal oficial de contato.
Liberação de Lote Restante
A Receita também divulgará os chamados lotes restantes no dia 30. São valores que serão pagos a pessoas que declarar imposto de Renda Indivíduo Física em anos anteriores, diminuir na malha fina e golpear suas contas logo depois.
Alguns destes cidadãos poderão ser reembolsados à medida que a situação normalizar.
Para consultar a quinta pilha, o cidadão deve acessar diretamente o site da receita Federal. Na página principal, basta clicar na opção Voltar para recuperação. O sistema provê então uma série de formações para escolher entre uma consulta simples ou uma consulta completa.
Quem vai receber?
A Receita Federal aduz que liberou R$ 221 milhões para contribuintes da chamada ‘prioridade legal’. Tratam-se de idosos acima de 80 anos; contribuintes entre 60 e 79 anos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Também estão incluídos nesta lista de prioridades os contribuintes cuja principal fonte de financiamento é a educação. A receita indica que há pouco mais de 15.000 pessoas nesse grupo de acadêmicos. Eles são importantes desde o primeiro lote.
Além dos grupos prioritários, também estão previstos pagamentos para 1,6 milhão de contribuintes que não entregaram dentro do prazo as declarações de Imposto de Renda deste ano. Portanto, eles não tiveram a chance de obter um reembolso das primeiras equipes.
Malha fina do Imposto de Renda
Há casos de moradores que não receberam ressarcimentos de nenhum dos cinco lotes emitidos pela Receita Federal. Muitos deles se enquadram na chamada malha fina.
Para saber se você é um deles, basta seguir a mesma pergunta no site da Receita Federal.
Ao mesmo tempo, a malha final é apenas uma pendência, ou mais de uma, que pode não ter constado no edital deste ano do Imposto de Renda. Um cidadão também pode verificar se estamos nessa situação consultando o comunicado do IR.
Logo, uma pessoa que se enquadra na malha do investimento pode obter a restituição do Imposto de Renda posteriormente. No entanto, ele terá que corrigir os supostos erros, ou pelo menos provar que as inconsistências indicadas pela receita não existem.
> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!
Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.
Comentários estão fechados.