Correios passam a exigir CPF do remetente a partir do dia 1º

CPF do remetente deve melhorar a rastreabilidade das encomendas. Os Correios garantem que os dados serão protegidos conforme a LGPD.

Para aumentar a segurança das entregas e melhorar a rastreabilidade, os pedidos enviados pelos correios passaram a ser marcados com o CPF do remetente. A mudança entrará em vigor nesta quinta-feira, 1º de setembro. Se as informações não forem fornecidas, o pedido não será publicado. Saber mais.

Além do CPF, os remetentes também podem fornecer o CNPJ ou o número do passaporte para estrangeiros. Caso queira facilitar o preenchimento das informações, basta inserir os dados nos sistemas de pré-reserva.

CPF do remetente nos Correios

De acordo com os Correios, os dados do remetente são mantidos em sigilo de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Desta forma, tais informações não estão nas etiquetas, mas sim no sistema postal. O CPF do remetente deve constar em todos os pedidos em dinheiro ou fatura.

Outro detalhe é que nos lockers e também nos pontos de clique e recolha, os dados do destinatário passam a ser obrigatórios, além dos dados completos do remetente. Você é:

  • CPF, CNPJ ou passaporte;
  • Número de celular ou e-mail;

Segundo os Correios, a obrigação de cumprir a legislação tributária é de responsabilidade do cliente. Por exemplo, as remessas internacionais já exigem esse tipo de informação conforme definido pelos regulamentos alfandegários. De acordo com o anúncio, a novidade visa melhorar o sistema de reservas.

A indicação do CPF do remetente visa facilitar o acesso aos serviços de rastreamento de lotes e cacifos, uma vez que será mais fácil retirar os pedidos, que reúne todas as informações.

Dessa forma, a partir da mudança que entrará em vigor no início de setembro, os Correios poderão recusar a aceitação caso a pessoa se recuse a fornecer os dados. Estão amparados pela nova regra anunciada e aplicável em território nacional.

Sobre os Correios

Inicialmente, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente Correios, é uma sociedade anônima federal responsável pela implantação do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil, mas não se limita a essa atividade.

Além das já citadas, ela realiza a distribuição de encomendas em todo o território território nacional, além de outros serviços de apoio ao governo – em todas as áreas.

Outrossim, também se presta ao apoio à população, como distribuição de vacinas e medicamentos, livros didáticos para escolas, serviços bancários, entrega de exames do ENEM e outros serviços sociais como a Carta Social dos Beneficiários do Bolsa Família.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

correios exige cpf do destinatário 2022correios exige cpf do destinatário nacionalcorreios exigem cpfcorreios exigem cpf ate que horascorreios exigem cpf ate que idadecorreios exigem cpf atendidocorreios exigem cpf atrasadocorreios exigem cpf atualizarcorreios exigem cpf ou cnpj de remetentes de encomendas nacionais