Grupo hacker pode ter sequestrado dados do Governo Federal

O Governo Federal Brasileiro pode ter sido vítima de um ataque hacker com 3 TB de informações internas roubadas. Confira mais!

O Governo Federal Brasileiro pode ter sido vítima de um ataque hacker com 3 TB de informações internas roubadas.

Isso mesmo! O governo brasileiro pode ter sido hackeado com 3TB de informações internas roubadas. A invasão do tipo ransomware – um programa malicioso de seqüestro de dados – foi revelada ontem pela Darktracer, uma empresa de detecção de ameaças digitais, em um post no Twitter (30).

A ação ilegal teria sido realizada pelo grupo cibercriminoso Everest.

Nesse sentido, o cibercrime foi adicionado à lista de vigilância da Darktracer após um post controverso no site da Deepweb Everests – a rede digital não rastreável que os cibercriminosos usam para se comunicar.

Lá, o grupo malicioso anunciou a suposta invasão dos sistemas federais nacionais com a seguinte mensagem:

“Para venda, acesso à rede do GOV Brasil, mais de 3 TB de dados. Para dúvidas, entre em contato” (em tradução direta para o português).

É comum que criminosos especializados em ransomware vendam dados coletados ou informações sobre entradas comprometidas no sistema comprometido a terceiros.

Outra opção seria pedir um resgate à própria vítima, que não poderá acessar os arquivos até que pague por isso. Aparentemente, este não é o caso.

Ainda não foram divulgados quais itens foram coletados pelo grupo. Em comunicado, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) informou que os sistemas desenvolvidos e mantidos pela empresa ainda estão em pleno funcionamento e não há indícios de cibercrime em nossos bancos de dados.

Ataques hackers: Everest é um risco frequente

Em 2021, o Everest Group já foi citado no relatório da agência de segurança digital NCC Group como uma das possíveis ameaças de ataques a plataformas governamentais.

Segundo a empresa, um padrão tem sido observado nas ações dos cibercriminosos, coletando dados para venda e comercializando o acesso a sistemas hackeados.

Os governos do Peru, Estados Unidos e Argentina já foram alvos de ataques cibernéticos ao Everest. Também não é a primeira vez para o Brasil.

Nisso, o grupo já havia investido nas redes de instituições federais, como os sistemas da Procuradoria Geral da Fazenda do Estado e do Ministério da Economia.

Se você gostou do conteúdo, acompanhe nosso blog diariamente!

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!
Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

ataque ao governoataque hacker cguataque hacker governoataque hacker governo federalataque hacker governo federal à rede do tesouro nacionalataque hacker governo federal à vendaataque hacker governo federal abrilataque hacker governo federal abril 2022ataque hacker governo federal abril 22ataque hacker governo federal áfricaataque hacker governo federal áfrica do sulataque hacker governo federal ágoraataque hacker governo federal às 19 horasataque hacker governo federal atualataque hacker governo federal atualizadoataque hacker governo federal áudioataque hacker governo federal banco centralataque hacker governo federal banco do brasilataque hacker governo federal banco interataque hacker governo federal bolsonaroataque hacker governo federal brasilataque hacker governo federal como resolverataque hacker governo federal contaataque hacker governo federal conta correnteataque hacker governo federal contabilidadeataque hacker governo federal contagemataque hacker governo federal dadosataque hacker governo federal dfataque hacker governo federal do brasilgoogle ataque hackerhacker governohacker governo federalhackers governo