Consumo de vinho: saiba qual o país mais aproveita a bebida

O consumo de vinho no Brasil é alto, mas ainda não alcançamos os 10 primeiros colocados na lista de países que aproveitam a bebida. Veja detalhes!

O consumo de vinho sempre foi tão marcante que, há quase 20 anos, um projeto de lei estabelecia o primeiro domingo de junho como o Dia Nacional do Vinho. O documento subscrito em 2004 por Paulo Pimenta, assessor federal do PT gaúcho, defendia que a data impulsionaria o consumo ao se aliar às perspectivas de crescimento do setor.

Apesar da maioria dos brasileiros optar pela cerveja, o vinho ganhou adeptos, com as vendas da bebida subindo quase 18% nos supermercados no segundo semestre do ano passado, segundo a empresa Horus, que compila dados de notas fiscais emitidas em varejos alimentícios.

No entanto, em termos de produção, o Brasil é o sexto maior produtor do hemisfério sul, à frente apenas do Uruguai, segundo dados preliminares para 2022 da Organização Internacional do Vinho (OIV). O Chile lidera a região seguido pela Austrália, Argentina, África do Sul e Nova Zelândia.

Mirando para a produção global de vinho, houve uma queda de cerca de 1% em 2022, para 259 hectolitros (mhl), abaixo da média de 20 anos pelo quarto ano consecutivo, comunicou a OIV. Os dados foram coletados em vinte e nove países, representando 91% da produção global em 2021.

Consumo de vinho no mundo

O consumo de vinho no mundo diminuiu na mesma proporção em 2022 devido ao aumento dos custos de energia relacionados à guerra na Ucrânia e às interrupções na cadeia de abastecimento global, levando a um aumento significativo nos preços do vinho para os consumidores.

Mas havia outro fator que influenciava bastante: a inflação.O poder de compra dos apreciadores de vinho está em declínio. Embora essa influência varia de acordo com a classe social.

Qual são os países que mais consomem vinho?

O consumo de vinho nos Estados Unidos continua no topo da lista. Por lá, os dados mostram que voltou aos níveis pré-pandêmicos há um ano, subindo cerca de 3% em relação a 2021, para cerca de 34 milhões de hectolitros (3,4 bilhões de galões), segundo relatório da OIV. O país responde por 15% do consumo mundial de bebidas.

Veja a lista de consumo de vinho em 10 países. Confira!

  • EUA: 34 milhões;
  • França: 25,3 milhões;
  • Itália: 23 milhões;
  • Alemanha: 19,4 milhões;
  • Reino Unido: 12,8 milhões;
  • Rússia: 10,8 milhões;
  • Espanha: 10,3 milhões;
  • China: 8,8 milhões;
  • Argentina: 8,3 milhões;
  • Portugal: 6 milhões.

Qual país consome mais vinho por pessoa?

Utilizando uma base per capita, o ranking parece muito diferente. Portugal lidera a lista para 2022, à frente de França, Itália e Suíça, segundo a OIV. Em 2022, os portugueses consumiram pelo menos 67,5 litros por pessoa. Os franceses consomem 47,4 litros, seguido dos italianos 44,4 litros.

No entanto, os franceses continuam preocupados com o declínio no consumo de vinho entre os jovens, especialmente depois que a Associação Americana de Economistas do Vinho (AAWE) divulgou um gráfico mostrando o declínio no consumo de vinho nas quatro principais nações produtores de vinho da Europa entre 1924 e 2018.

Porém, os portugueses, que consumiam menos em comparação com os espanhóis, franceses e italianos, são hoje os maiores apreciadores do mundo.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.