Concurso CFP 2023: Foi criada a comissão para novo edital

Comissão organizadora é formada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) para realização de concurso com vagas efetivas. Confira!

O Conselho Federal de Psicologia estabeleceu uma comissão organizadora para a realização de um novo certame CFP. O certame irá oferecer vagas para cargos efetivos.

A nomeação dos membros da comissão foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira, 7. O comitê é formado por 5 integrantes:

Documento Oficial pede novo concurso CFP

Conforme o documento, o comitê foi estabelecido para providenciar as medidas necessárias para a realização do concurso público com o objetivo de preencher as vagas disponíveis no quadro de funcionários do CFP.

A comissão também terá autoridade para deliberar sobre questões relacionadas ao concurso.

Entretanto, é exigido que apresentem um relatório das atividades desenvolvidas ao término dos trabalhos, momento em que a comissão será automaticamente extinta.

Último edital para o concurso CFP

Em 2022, o Conselho Federal de Psicologia realizou uma seleção destinada à concessão do título profissional de especialista em psicologia em diversas especialidades:

  • Psicologia Clínica,
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho,
  • Psicologia Jurídica,
  • Neuropsicologia,
  • Psicologia Social,
  • Psicologia em Saúde,
  • Psicomotricidade,
  • Psicopedagogia,
  • Psicologia do Trânsito,
  • Psicologia Escolar e Educacional,
  • Psicologia Hospitalar e,
  • Psicologia do Esporte.

A primeira fase do concurso CFP organizado pelo Instituto Quadrix foi composta por duas partes: a prova objetiva e a prova dissertativa.

A prova objetiva teve 30 questões no total, sendo 10 sobre conhecimentos gerais e 20 sobre conhecimentos específicos. As questões de conhecimentos gerais tinham peso 0,75 e as de conhecimentos específicos, peso 1,75.

Já a prova dissertativa consistiu em quatro questões, todas relacionadas aos conhecimentos específicos da área. Além disso, houve a avaliação de títulos, que contou com um limite de 20 pontos na classificação final do concurso.

Ademais, teve a avaliação de títulos e experiência profissional (classificatória).

Sobre o órgão

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) é uma entidade autárquica de âmbito nacional que tem como principal objetivo regulamentar a profissão de psicólogo no Brasil.

Criado em 1962, o CFP é responsável por garantir que os psicólogos brasileiros atuem de acordo com os princípios éticos da profissão e pelas normas e legislações que regem a prática da psicologia no país.

Além disso, o conselho é responsável por estabelecer e fiscalizar o cumprimento das diretrizes curriculares do curso de graduação em psicologia e pela emissão do registro profissional dos psicólogos que concluem a graduação e estão aptos a atuar na profissão.

Para garantir a qualidade dos serviços prestados pelos psicólogos, o CFP promove ações de capacitação, como cursos, congressos e seminários, além de fiscalizar o exercício da profissão em todo o território brasileiro.

Onde o órgão atua?

O CFP também atua em defesa dos direitos humanos e da promoção da saúde mental da população, promovendo campanhas de conscientização e orientação sobre temas como a violência contra a mulher, a discriminação racial e de gênero, a prevenção ao suicídio e o combate à homofobia.

O que é preciso para se tornar um membro?

Para se tornar um psicólogo registrado pelo CFP, é necessário concluir o curso de graduação em psicologia em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e passar pelo processo de registro junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP) da região onde deseja atuar.

O CRP é a entidade responsável por fiscalizar o exercício da profissão em cada estado do país.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui e acompanhe o nosso portal.

candidatos CFPcarreira CFPcomo se inscrever CFPConcurso Conselho Federal de Psicologia(CFP)data da prova CFPedital aberto CFPedital CFPinscrições CFPprocesso seletivo CFPprova CFPrequisitos CFPresultado final CFP.salário CFPseleção CFPvagas CFP