Como funciona um plano odontológico? Valores e mais; Veja!

A assistência é através do plano odontológico para cuidar do sorriso hoje em dia é importante demais. Veja os tipos de coberturas e preços!

O sorriso é a nosso cartão de visita! Nisso a assistência de um plano odontológico é sempre necessário para a manutenção da saúde bucal.

Não há garantia de que simplesmente escovar os dentes, escovar a língua e usar fio dental após cada refeição será suficiente para manter sua higiene bucal em dia em seu consultório odontológico!

Ele pode analisar se a limpeza está sendo realizada corretamente, se há cárie, tártaro, placa ou demais problemas.

Mas provavelmente você já sabe de tudo isso, certo?

Agora vem a notícia: como cabem as consultas e tratamentos no orçamento da família com as demais despesas mensais que existem? Um plano odontológico pode ser uma boa ideia!

Sabia que a denominada profilaxia dentária, que é a limpeza minuciosa recomendada pelos profissionais no mínimo a cada seis meses, é ofertada por esses planos!?

Neste post explicaremos o funcionamento de um plano odontológico, os benefícios oferecidos neste pacote e alguns dos maiores benefícios associados às consultas particulares com dentistas.

Plano odontológico: O que é?

O plano ou convênio odontológico é muito parecido com o plano de saúde que todos já conhecem.

Assim, para fechar um contrato, você pode procurar diretamente as empresas que oferecem o serviço ou um corretor, analisar as opções oferecidas pelo mercado e escolher o plano que mais se adequa ao seu perfil.

Desse modo, ao aderir, você começa a pagar uma mensalidade de acordo com a cobertura que escolher.

Os planos odontológicos garantem aos clientes pelo menos os tratamentos odontológicos considerados básicos, incluindo limpeza, remoção de tártaro, tratamento de cáries, placa-bactérias de limpeza e outros.

Para assegura a cobertura de procedimentos minuciosos, é salutar analisar bem o escopo do plano.

Plano odontológico e Plano de saúde: Há diferença?

No plano de saúde você normalmente tem acesso a exames e consultas em todas as áreas da medicina.

Já nos planos odontológicos, como nome propõe, estes são voltados para o ramo odontológico.

Claro que isso varia, podem ser abrangentes a depender da instituição escolhida e da extensão das coberturas contratadas.

Quais são os benefícios de um plano odontológico?

Confira os principais benefícios de um plano odontológico a partir de agora!

Frequência regular nas consultas

Uma vez que você não precisa se preocupar com o valor pago indo ao dentista por ter um plano odontológico, visita com maior frequência – atitude bastante recomendada para garantir a saúde da boca.

Outrossim, também permite um vínculo mais próximo com esse profissional que cuida de você e sua família com suas exigências e necessidades melhor e segue-os mais próximo.

Menos problemas de saúde

Por razões óbvias, quem visita regularmente o dentista tem menos problemas de higiene oral.

Assim, as consultas estão cada vez mais rápidas e cáries, mau hálito e gengivite dificilmente são diagnosticados na boca.

Economia e acesso a tratamentos

Ao contratar um plano odontológico, você economiza em despesas de viagem ao dentista para toda a família.

Ademais, evita custos com procedimentos emergências, que podem ocorrer fora do horário comercial e custam até 3 vezes mais do que os tratamentos convencionais cobertos pelos planos odontológicos.

Desse modo, é bem mais facilitado cuidar da sua saúde e da beleza do seu sorriso, com um orçamento familiar satisfatório.

Como funciona?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (sigla ANS) especifica a obrigatoriedade de determinados procedimentos comuns a totalidade dos planos odontológicos que existem.

Entram nesta lista:

  • Limpeza de cavidades;
  • Próteses;
  • Tratamento de canal;
  • Outros serviços.

Porquanto existem vários tipos de planos com coberturas muito diferentes, a escolha deve ser feita definitivamente pensando na sua situação específica.

Também vale ressaltar que com o plano odontológico você não carece de se preocupar em lidar com situações de urgência, pois os planos prevêem atendimento em ambulatório 24 horas, entre vários outros benefícios.

Quais procedimentos são cobertos?

Para responder a essa pergunta, devemos lembrar que a Agência especifica os procedimentos mínimos que são oferecidos, independente do tipo de seguro escolhido.

Portanto, o seguro básico deve fornecer:

  • Serviços de urgência e emergência;
  • Tratamento de canal radicular e inserção de próteses;
  • Determinadas operações;
  • Consulta e profilaxia – limpeza e medidas preventivas como o uso de flúor;
  • Exames radiológicos;
  • Serviços periodontais e pediátricos odontologia ;

 

Com isso, esperamos que este artigo tenha lhe sido útil. Até uma próxima!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui e acompanhe o nosso portal.

Comentários estão fechados.