Como descobrir se um telefone usado é roubado antes de comprar

Um telefone usado pode ser a saída quando você precisa de um aparelho e não pode comprar um novo em folha. Descubra se ele é roubado.

Hoje em dia, comprar um telefone usado pode ser a saída mais fácil quando você precisa muito de um aparelho e não pode investir em um celular novo em folha.

No entanto, caso você esteja se preparando para comprar um telefone usado online ou de alguém que você não conhece, pode ser uma boa ideia conferir se o aparelho não é fruto de roubo.

Afinal, de janeiro a agosto de 2021, cerca de 160 mil aparelhos foram roubados só na cidade de São Paulo. Ou seja, mais ou menos 30 aparelhos por hora, 01 a cada dois minutos.

Atualmente, grupos e sites de vendas favorecem o comércio entre desconhecidos, o que não é ruim. Mas, o anonimato facilita a vida de quem procura lucrar com a venda de telefone usado de origem duvidosa.

Por isso, confira como fazer para conferir se um aparelho que você pensa em comprar pode ter sido roubado. O processo pode parecer longo, mas vale a pena garantir que você não está sendo parte de um crime, concorda?

Você também precisa ler:

Como descobrir se o telefone usado foi roubado?

Encontre o número de IMEI do aparelho

Solicite ao vendedor a Identidade Internacional de Equipamento Móvel  ou IMEI (International Mobile Equipment Identity). Para isso, peça que ele grave um vídeo encontrando esse número no aparelho a ser vendido.

Então, ele deve digitar as teclas *#06# e confirmar. Dessa forma, o número de identificação do aparecerá na tela do dispositivo.

A seguir, entenda por que você precisa desse número.

Pesquise o IMEI

Em seguida, você pode entrar na página oficial do governo, da Anatel ou no site IMEI Consult.

Então, com o número de IMEI do telefone usado em mãos, você poderá descobrir se existe algum impedimento ao uso do aparelho em questão. Mas, como isso é possível?

Acontece que quando um aparelho de telefone é roubado ou perdido, o usuário pode solicitar o bloqueio do aparelho através da Polícia Civil, da Federal ou da operadora de telefonia usada.

Então, ao informar o IMEI, a instituição bloqueia o uso do aparelho e o número fica registrado para consulta.

Ou seja, se você comprar um telefone usado que foi roubado e teve o IMEI cadastrado, ele não vai funcionar. Por isso, é tão importante se certificar da origem do aparelho.

Se o telefone usado for um iPhone

Nesse caso, é vital que você consiga ver o aparelho antes de fechar o negócio. Pois, os aparelhos da Apple possuem recursos de bloqueio que impedem o uso por terceiros caso o dono reporte o roubo. Assim, mesmo resetando o aparelho e reiniciando, o sistema vai solicitar senha e dados do dono.

Então, a menos que você esteja muito empenhado em hackear o sistema e possuir um item que foi roubado de um usuário, é melhor desistir da compra.

Mas, se o aparelho for legítimo e o dono estiver mesmo vendendo, solicite que ele insira os dados e ative a ação “apagar dispositivo”.

Dessa forma, todas as configurações de fábricas serão restauradas, permitindo que você cadastre seus dados como usuário.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

4 dicas de aplicativos para você se manter organizadoAplicativos para organizaçãoappleapple condenadaAppscelular roubadoComo aumentar vida útil de notebookcomo contar um segredocomo denunciar o stalkingComo se manter organizadoComo se proteger de golpes no whatsAppcompra vituralcompras onlinecriar metaversocuriosidades metaversodecentralanddicas de tecnologiadicas de tecnologia hojedicas do instagrameletrônicos preçoempregos estranhos metaversoempregos no metaversoevitar o roubo de dadosfacebookfashion week metaversonfuturo da internetgb whatsappGolpes no WhatsAppgoogleinformações de internetinstagraminteligência artificialinternetinternet atualinternet hojelei de proteção de dadoslei sansionada stalkearlgpdlgpd na práticalinkdmmark zuckbergmedicinamedicina do futuromedicina hojemetaverso hojemundo digitalnanotecnologianotíciasnotícias do metaverçoo que é lgpdo que é metaversoo que é stalkingo que é vpno que é youtube vancedpáginas de confissão anônimapreços altos dos eletrônicosrealidade aumentadarealidade virtualrealidade virtual hojerobôs na medicinaRotina Organizacionalroubo de dadossegredos anônimos na internetSegredos obscurosSegurançasoftwaresoftware metaversosstalkeadorstalkearstalkingtecnologiatecnologia aumentadaTecnologia como previnir o roubo de dadostecnologia hojetecnologia na medicinatelefone roubadotik toktiktoktrabalhar no metaversoVeja como aumentar a vida útil do seu notebookVida útil aparelhovideo-conferenciavpnwhatsappyoutube como usaryoutube vanced