ChatGPT Banido na Itália: IA controversa enfrenta restrições

Descubra os motivos do banimento do ChatGPT na Itália e como isso afeta a utilização da inteligência artificial no país. Saiba mais!

Na última sexta-feira (31), o ChatGPT enfrentou uma proibição na Itália.

A Autoridade de Proteção de Dados do país europeu exigiu o bloqueio imediato e temporário do chatbot, acusando a OpenAI, sua criadora, de “coleta ilegal de dados pessoais”.

Nisso, a empresa americana tem um prazo de 20 dias para informar as ações que serão tomadas em resposta à solicitação da entidade.

Como se deu a proibição do ChatGpt na Itália?

Inicialmente, a proibição foi anunciada por meio de um comunicado emitido pela instituição italiana.

Nesse senido, o texto solicita o bloqueio temporário do serviço de inteligência artificial “até que cumpra as normas de privacidade”.

ChatGpt sofre restrições na Europa
ChatGpt sofre restrições na Europa (Imagem: Pexels/Matheus Bertelli).

Paralelamente, a Autoridade de Proteção de Dados da Itália declarou ter iniciado uma investigação.

Razões para o banimento

Um dos pontos levantados é a falta de informações para os usuários do chatbot.

Isso ocorreu porque a OpenAI não possuiria uma base legal que justifique a coleta e o armazenamento de informações pessoais para “treinar os algoritmos que fundamentam o funcionamento da plataforma”.

Outra questão destacada é a incapacidade do serviço em verificar a idade dos usuários, “expondo menores a respostas absolutamente inapropriadas em relação ao seu nível de desenvolvimento e autoconsciência”.

Vale ressaltar que, conforme as políticas do ChatGPT, somente pessoas com 13 anos ou mais podem utilizar o aplicativo.

Próximos passos

A companhia americana deve informar quais ações serão tomadas para atender às exigências das autoridades italianas.

Somado a isso, o prazo para isso é de 20 dias, “sob risco de uma multa de até 20 milhões de euros ou até 4% do faturamento global anual da empresa.”

Falha ocorrida em Março foi usada como argumento para a proibição

No comunicado, a Autoridade de Proteção de Dados da Itália salientou que, em 20 de Março, um erro no ChatGPT resultou no vazamento de informações dos usuários.

Inicialmente, o chatbot apenas ficou fora do ar, mas logo se descobriu um problema que exibia os títulos das conversas de outros usuários do aplicativo.

Poucos dias depois, a OpenAI informou que o defeito acabou expondo 1,2% das informações privadas das pessoas que utilizavam o serviço naquele dia fatídico.

Com efeito, o incidente ocorreu em um período de 9 horas, durante o qual vários assinantes do ChatGPT Plus tiveram seus dados vazados, incluindo nome, sobrenome, e-mail, endereço de cobrança e os últimos quatro dígitos do cartão.

A empresa não divulgou a quantidade exata de indivíduos afetados pela falha.

O que é o ChaGpt?

A inteligência artificial é um chatbot de desenvolvido pela OpenAI, baseado na arquitetura GPT-4.

Assim, ele é projetado para compreender e gerar respostas em linguagem natural a partir das perguntas ou solicitações dos usuários.

Com efeito, essa tecnologia é utilizada para auxiliar em diversas aplicações, como redação de textos, resolução de dúvidas, pesquisa de informações e até mesmo em conversas mais informais.

O ChatGPT foi treinado em um grande volume de dados de texto e tem como objetivo entender e responder de forma relevante e coerente às interações dos usuários.

Quais as limitações da Bot?

Por outro lado, vale ressaltar que o conhecimento disponível pelo ChatGpt tem um limite, pois foi treinado com dados até Setembro de 2021.

Somado a isso, a inteligência artificial não possui consciência ou emoções, e sua capacidade de compreensão e resposta depende do conteúdo com o qual foi treinada.

Se você gostou do conteúdo que compartilhamos, siga-nos no Telegram e fique por dentro de nossas publicações diárias e atualizações!

Comentários estão fechados.