5G chegou ao Brasil nesta semana; conheça a tecnologia

Brasília será a primeira cidade do país a receber 5G puro, que oferece mais velocidade. Esclareça suas duvidas sobre a rede móvel.

Enfim, a tecnologia 5G chega ao Brasil nesta quarta-feira (6). Brasília é a primeira cidade do país a ter a versão pura da tecnologia, que oferece mais velocidade. Até então, apenas 5G DSS estava disponível, uma versão mais limitada que representa uma espécie de transição entre a quarta e a quinta geração da rede.

A Agência Nacional de Telecomunicações ( Anatel ) diz, que São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa receberão a tecnologia em uma segunda fase, mas ainda não há data fixa. O prazo para todas as capitais brasileiras obterem o 5G é 29 de setembro de 2022.

Inicialmente, as capitais receberiam a nova geração de internet móvel até 31 de julho, mas dificuldades logísticas com importação de equipamentos levou a Anatel a estender o prazo até setembro. A previsão é que o 5G chegue a todas as cidades do Brasil até dezembro de 2029.

Ademais, a quinta geração de internet móvel promete uma revolução: velocidades de conexão ultrarrápidas, avanços em tecnologias como carros autônomos e capacidade de conectar vários objetos ao mesmo tempo com a Internet.

O que é 5G?

É a nova geração de internet móvel, uma evolução da atual conexão 4G. A promessa é que trará mais velocidade para download e envio de arquivos, reduzindo o tempo de resposta em entre diferentes dispositivos e torna as conexões mais estáveis.

Você também precisa ler:

 

Este desenvolvimento da rede permite conectar vários objetos à Internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso agora pode ser conectado com 4G, mas podemos esperar melhorias na conectividade.

O que significam Mbps, Gbps, MHz e GHz?

  • Hz: Hertz, é a unidade de medida de frequência de onda e é igual a um ciclo por segundo.
  • MHz: Megahertz, igual a 1 milhão de Hertz (1 milhão de ciclos por segundo).
  • GHz: Gigahertz, igual a 1 bilhão de Hertz (1 bilhão de ciclos por segundo) .
  • Bps: Bits por segundo é a menor unidade medida de transferência de dados por segundo.
  • Mbit/s: megabits por segundo, igual a 1 milhão de bits por segundo.
  • Gbit/s: gigabits por segundo, igual a 1 bilhão de bits por segundo.

Quanto melhor que 4G (na prática)?

Inicialmente, a velocidade média do 4G no Brasil entre as quatro maiores operadoras é de 17,1 Mbps (megabits por segundo).

O valor pode variar de região para região, operadora utilizada e até mesmo o tempo que uma pessoa acessa a rede. Nesse sentido, uma conexão 4G com excelente desempenho atinge quase 100 Mbps.

Por outro lado, a tecnologia 5G pode atingir velocidades entre 1 e 10 Gbps, uma diferença de 100 vezes ou mais em relação ao 4G. Contudo, nem sempre essa nova tecnologia atinge velocidades absolutas, mas a melhoria pode ser significativa.

Essa diferença afeta apenas a velocidade. Mas o 5G também promete baixa latência, que é o tempo mínimo de resposta entre um dispositivo e os servidores de internet — aquele atraso que ocorre nas videochamadas quando é preciso esperar alguns segundos para que a pessoa do outro lado veja e ouça o que estava falando.

Com 4G, a latência é de 50 a 70 milissegundos com latência muito boa. Com 5G pode ser entre 1 e 5 milissegundos. Estamos falando de uma redução de 10 vezes no tempo que leva para a informação viajar pela rede.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.