4 dicas comprovadas pela ciência para você estudar melhor

Reunimos aqui algumas dicas que foram comprovadas pela ciência e podem ajudar você a estudar de forma mais produtiva. Confira.

Estudar é uma daquelas atividades na qual sempre queremos nos dedicar ao máximo, é comum ver pessoas com rotinas pesadas de muitas horas de estudo por dia. Entretanto, a própria ciência já comprovou que, se tratando de estudo, a qualidade deve ser o foco e não a quantidade. 

O site americano Best Colleges, que cataloga universidades, dispõe de diversos artigos científicos que tratam desse assunto. A capacidade humana de reter e relembrar um conteúdo é menor do que a disposição para passar horas a fio estudando.  

Para ajudar você que deseja estudar de forma eficaz e assimilar com sucesso o conteúdo, reunimos algumas dicas comprovadas pela ciência que podem deixar sua rotina de estudos mais produtiva. Confira.

Dê preferência ao material impresso

Nós sabemos que os aparelhos eletrônicos são de grande ajuda na hora dos estudos, especialmente por causa da conexão com a internet.

Entretanto, quando se trata de assimilação de conteúdo, o material impresso tem vantagem sobre os meios eletrônicos.

Um estudo mostrou que 90% dos alunos entrevistados preferiam estudar com cópias impressas em vez do material virtual.

Além disso, foi descoberto que os alunos que aprendem na tela de um computador ou tablet precisam de mais repetição de conteúdo do que aqueles que aprendem no material impresso.

Por isso, a primeira dica é sempre que você puder faça uso de materiais impressos na sua rotina de estudos.

Você pode rabiscar suas apostilas e livros com anotações que considere importante, além de manter-se focado no conteúdo.

Detenha a curva do esquecimento

Existe um fenômeno chamado pelos cientistas de  “curva do esquecimento”, basicamente ele afirma que quando você aprende algo novo pode reter cerca de 80% desse conteúdo apenas revendo o assunto nas próximas 24 horas. 

Após uma semana você vai ter assimilado 100% das informações com apenas cinco minutos de análise.

O ideal então é ajustar os dias de estudo para mais perto de quando se tem contato com o assunto do que do dia da prova. 

Isso significa que quando você for começar a estudar um assunto novo, ou que você tenha muita dificuldade, o ideal é que você revise o conteúdo 24 horas depois, assim você vai conseguir assimilar detalhes e não permitir que esse conhecimento fuja da sua cabeça.

Varie o conteúdo

Estudos também comprovaram que é melhor variar os temas que estão sendo estudados, em vez de se concentrar apenas em uma área, então nada de passar uma semana inteira estudando apenas um assunto e acreditando que vai ficar craque nele.

Uma alternativa é unir campos de assuntos relacionados ou semelhantes. Por exemplo, em vez de só memorizar vocabulário em outro idioma, inclua também a leitura. Se você está estudando matemática, estude vários conceitos juntos, em vez de focar apenas em um.

Mude o cenário de vez em quando

Embora isso possa ser óbvio para algumas pessoas, para outros pode ser algo surpreendente saber que uma mudança simples como um ambiente pode ter um grande impacto nas habilidades de retenção de conteúdo.

Por isso, sempre que possível, escolha um lugar diferente para estudar. 

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler:

4 dicas comprovadas pela ciência para você estudar melhorCiênciaComo estudar melhorcomo estudar para concursoComo reter conteúdoComo ter uma boa rotina de estudosdicas de estudoEstudo sobre aprendizadoPesquisa CientíficaRotina de estudos