Windows 11: Confira quatro motivos para você instalá-lo

O Windows 11 foi lançado há algum tempo, será que já é hora de atualizar? Nesse post listamos alguns motivos para fazer isso.

O Windows 11 foi lançado há algum tempo, será que já é hora de atualizar? Nesse post listamos alguns motivos para fazer isso.

Quem se lembra do lançamento do Windows 10? Foi um desastre completo, lançado cheio de bugs e com uma interface terrível – cheio de programas inúteis que já estavam instalados no Windows.

Após cada formatação, tínhamos que limpar primeiro! Sim, isso mesmo, excluindo vários arquivos de um computador recém-formatado.

Por essas e outras razões, muitos usuários da época diziam que passariam o resto de suas vidas com o Windows 7 ou mesmo com o Windows XP.

No entanto, com o tempo, a Microsoft melhorou muito o Windows 10: eliminou bugs, corrigiu vulnerabilidades de segurança do sistema e, o mais importante, deixou a interface do usuário muito mais limpa!

Em retrospectiva, o Windows 10 foi certamente um sucesso. Uma rápida olhada nas estatísticas de hardware do Steam mostra que cerca de 70% dos usuários ainda estão executando o Windows 10 em seus computadores.

Porém, esse número caiu, abrindo caminho para o novo Windows 11.

Razões para atualizar para o Windows 11

Fácil de usar

O Windows 11 teve grande parte de seu tempo de desenvolvimento durante o período de pandemia e restrição. Naquela época, muitas pessoas precisavam usar seus computadores e laptops para trabalhar em casa e se conectar com amigos e familiares.

Nesse contexto, a pandemia resultou em um grande fluxo de novos usuários de PC, muitos dos quais estavam lutando para executar funções básicas no Windows 10.

Confira também:

Pensando nisso, a Microsoft desenvolveu o Windows 11 com um design mais simples, elegante e intuitivo.

Assim, a a pessoa que usa o computador pela primeira vez agora achará mais fácil aprender o Windows 11. Também será fácil para as pessoas que migrarem do 10, pois os dois sistemas operacionais são muito semelhantes.

Novas funcionalidades

Temos várias novidades e funcionalidades interessantes no novo sistema operacional. Meu favorito é o layout instantâneo. Esse recurso é particularmente útil para pessoas que usam vários monitores ou um monitor ultra-amplo.

Basta passar o mouse sobre o botão maximizar para ativar o sistema. Aqui podemos dividir fácil e rapidamente a tela em várias janelas. Mas a melhor parte é que podemos minimizar tudo e voltar a ser como era.

Outro recurso que não é exatamente novo, mas foi bastante aprimorado é a capacidade de usar vários desktops. O botão Task View nos permite criar vários desktops separados, personalizá-los e navegar entre eles sem travamentos.

Pessoalmente, gosto de criar um desktop para trabalho, um para mídias sociais e outro para estudo. Alternar entre eles também é fácil, basta pressionar as teclas CTRL do Windows e a seta para o lado em que deseja ativar as áreas de trabalho.

Tanto o Snap Layout quanto vários desktops permanecem salvos e organizados mesmo se reiniciarmos o computador, o que é muito útil para a produtividade.

Atualizações frequentes

Este é o mais recente sistema operacional oficial da Microsoft. Isso quer dizer que a empresa priorizará fortemente seu desenvolvimento, sejam suas pequenas atualizações frequentes para corrigir bugs ou grandes atualizações que acontecem duas vezes por ano.

Ao longo dos tempos, muitos bugs já foram corrigidos nessas atualizações e a cada mês o Windows 11 fica melhor.

Por exemplo, com a próxima grande atualização, 22H2, fizemos com que os sistemas voltassem a arrastar e soltar arquivos na barra de tarefas, um recurso do Windows 10 que estava muito ausente da versão 11.

Segurança no Windows 11

Assim como os usuários relutam em atualizar da versão 7 para a 10, eles também relutam em atualizar de 10 para 11. E isso é normal, as pessoas não gostam de sair de sua zona de conforto – e formatar o Windows é muito chato.

Ainda assim, isso acontecerá eventualmente. É apenas uma questão de tempo até que o Windows 10 pare de receber atualizações.

Esse é um grande problema de segurança porque um sistema operacional desatualizado é vulnerável a vírus e ameaças, como foi o caso do ransomware WannaCry em 2017: o vírus criptografa arquivos no computador e exige Bitcoin como pagamento, que criptografa todo o sistema Hold refém.

O Windows 11, por outro lado, tem novos obstáculos e barreiras para impedir que hackers ataquem usando criptografia para proteger o computador – é um sistema operacional orientado à segurança.

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.