A fabricante Samsung seria uma das empresas que poderia construir uma instalação em território brasileiro. Confira mais detalhes!

Uma declaração de intenções entre os governos do Brasil e da Coreia do Sul deve levar a esforços para trazer uma fábrica de chips e semicondutores para o país. Segundo as informações, a Samsung seria uma das empresas que poderia instalar uma fábrica em território brasileiro. 

A notícia do acordo entre os países foi divulgada por Fábio Faria, ministro das Comunicações, durante o seminário ‘5G.BR’).  De acordo com o representante das pastas, o governo da Coreia do Sul lideraria as negociações com a Samsung sobre a possibilidade de instalação de um ‘hub’ no Brasil. 

Primeiro, a fábrica de chips e semicondutores produziria componentes para abastecer a indústria local. Além disso, devido à posição estratégica do Brasil, os materiais puderam ser exportados para países da América Latina, Europa e África. 

Além disso, o complexo industrial seria construído pela iniciativa privada e receberia eventuais benefícios fiscais oferecidos pelo estado em que a instalação seria construída. No entanto, ainda não existem planos concretos para o desenvolvimento deste projeto.

Soluções fora da Ásia para Samsung Conforme mencionado pelo Ministro Fábio Faria, o mercado de semicondutores é fortemente dependente da indústria taiwanesa. As tensões políticas entre a China e os EUA também dificultam a produção de componentes no país asiático.

Extinção da Ceitec O Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) foi criado por lei em 2008. A estatal, sediada em Porto Alegre, era a única fabricante de semicondutores da América Latina e aspirava a se tornar a maior produtora nacional do setor. .

LEIA A MATÉRIA COMPLETA para conferir todos os detalhes!