A menos que a situação seja controlada, os seres humanos e a natureza experimentarão um aquecimento catastrófico, com o agravamento das secas e o aumento do mar aumento de nível e extinção em massa de espécies.
Enfrentamos um grande desafio, mas existem soluções potenciais. O Clima é a soma da temperatura média e das condições ambientais em um lugar ao longo de muitos anos. A mudança climática é uma mudança nessas condições médias.
A rápida mudança climática que estamos testemunhando agora está sendo causada pelo consumo humano de petróleo, gás e carvão para residências, fábricas e transporte.
Quando esses combustíveis fósseis queimam, eles emitem gases de efeito estufa – principalmente dióxido de carbono (CO2). Esses gases retêm o calor do sol, fazendo com que a temperatura do planeta aumente.
O planeta está agora cerca de 1,2°C mais quente do que era no século 19 – e a quantidade de CO2 na atmosfera aumentou 50%. A taxa de aumento da temperatura deve ser desacelerada se quisermos evitar os piores efeitos das mudanças climáticas, dizem os cientistas. Eles afirmam que o aquecimento global deve ser mantido em 1,5°C até 2100.
Quais são os impactos das mudanças climáticas?Eventos climáticos extremos já estão aumentando, ameaçando vidas e meios de subsistência. Com o aquecimento adicional, algumas regiões podem se tornar inabitáveis à medida que as terras agrícolas se transformam em desertos.
O que os governos estão fazendo?Os países concordam que as mudanças climáticas só podem ser enfrentadas em conjunto e, em um acordo histórico em Paris em 2015, eles se comprometeram a tentar limitar o aquecimento global a 1,5°C