Essa prática pode levar ao confisco do carro e impedir que o proprietário receba descontos e até financiamento. Confira todos os detalhes! 

A princípio, vamos entender um pouco mais sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

O tributo é cobrado anualmente sobre os veículos: Carros; Motos; Vans; Caminhões; Ônibus; Micro-Ônibus; Máquinas Agrícolas e afins. 

Porém, veículos que fazem parte do desenvolvimento do país, governamentais e outras categorias especiais são isentos do pagamento de IPVA. 

Cálculo do IPVA Para os motoristas que não estão isentos da taxa, o IPVA é tributado além do preço do veículo com base na tabela FIPE e representa em média 2% a 4% do valor. 

Por exemplo, se o carro custa R$ 100.000 e a alíquota do IPVA é de 3%, o IPVA do veículo é em média R$ 3.000. Nesse sentido, cada estado regulamenta o IPVA por sua própria norma, do prazo ao valor da taxa. 

Cálculo do IPVA O IPVA foi introduzido em 1985 e, portanto, tornou-se jurisdição estadual e distrital. Por esse motivo, conforme explicamos, as multas por atraso no pagamento são diferentes em cada região. Mas uma coisa é certa: juros sobre o valor em atraso. 

IPVA atrasado é infração de trânsito? O atraso no pagamento do IPTU não é infração e trânsito e não gera pontos na carteira de motorista.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA