Entender o que são despesas fixas e variáveis é fundamental para começar uma organização financeira e, até mesmo, um planejamento financeiro da sua empresa.
Afinal, você precisa ter conhecimento dos gastos que são gerados para manter a saúde financeira do seu negócio.
Quando olha a planilha financeira da sua empresa, você sabe identificar o que são despesas fixas? E as despesas variáveis? Você entende a importância de conhecer cada uma delas?
Então, para ajudar você a responder de uma vez por todas essas perguntas, separamos algumas informações importantes. Confira!
O que são despesas fixas? As despesas fixas da sua empresa são aquelas que não estão ligadas ao custo do seu produto. Ou seja, mesmo que a sua empresa não venda nada no mês, as despesas fixas permanecerão.
Alguns exemplos de despesas fixas: aluguel do espaço; impostos fixos; internet; água; energia; taxas bancárias; plataforma de e-commerce; sistema de gestão; salário de funcionários; pró-labore; entre outros.
O que são despesas variáveis? As despesas variáveis são aquelas relacionadas à produção e às vendas. Ou seja, elas alteram de acordo com o funcionamento da empresa.
Entretanto, vale lembrar que nada tem a ver com os custos relacionados ao produto, como o recipiente para produção de uma vela aromática, por exemplo.
A importância sobre cada uma delas Entender o que são despesas fixas e variáveis não é difícil. Por isso, é um perigo achar que podem ser deixadas para depois. Afinal, sem elas você não consegue elaborar o orçamento financeiro da sua empresa.
Quando você coloca cada uma delas na planilha é mais fácil ter um controle sobre o seu planejamento financeiro. Saberá o que pode ser reduzido do orçamento ou, até mesmo, cortado.
Esse conhecimento vai impactar diretamente o fluxo de caixa, ou seja, organizar para não terminar o mês no vermelho. Afinal, o dinheiro que a sua empresa fatura também será direcionado para as despesas fixas e despesas variáveis.