O Banco Central Europeu anunciou que vai aumentar a taxa de juros nos próximos dias! quem ganha e quem perde? Saiba mais.

Restrições aos empréstimos – Banco Central Europeu Os bancos comerciais obtêm sua liquidez do Banco Central Europeu. Ao aumentar sua taxa de refinanciamento, uma das três principais taxas de juros, o BCE cobrará mais por essa liquidez. 

E por causa do efeito dominó, os bancos repassarão esses aumentos para seus clientes. Comprar uma casa está a tornar-se mais complicado: espera-se que continue a subida dos preços dos imóveis, que se nota há vários meses.

Vantagens para os que tem poupança Nos últimos anos, os bancos tiveram de pagar 0,5 por depósitos no BCE. Era uma maneira de incentivá-los a injetar seu dinheiro na economia. Com isso, muitas empresas repassavam essa taxa para seus clientes na forma de taxa de custódia quando o saldo da conta corrente ultrapassava determinado valor.

Uma noticia negativa aos países endividados Assim como os tomadores de empréstimos e as empresas, os governos que se financiam por meio dos mercados serão os perdedores.

Após anos de taxas de juro nulas ou mesmo negativas, a dívida aumentará e limitará a margem de manobra orçamental dos governos, especialmente numa altura em que as medidas de apoio ao poder de compra custam valores altíssimos. 

Durante anos, as bolsas de valores se beneficiaram das baixas taxas de juros e do fluxo de caixa dos principais bancos centrais.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA  para conferir todos os detalhes

Arrow