O projeto de lei (PL) data de 2019, proposto pela senadora Katia Abreu, com o intuito de tirar a obrigatoriedade de aulas em autoescola para obter CNH. Entenda mais.

O texto recentemente teve movimento e empurrão no Senado. Se o projeto, de autoria da senadora Katia Abreu (PDT/TO), for aprovado e consagrado em lei, os cidadãos poderão obter a CNH sem a necessidade de autoescola. 

O custo com a aquisição da carteira de motorista é alto no Brasil e muito disso se deve aos valores pagos nas autoescolas. Por exemplo, em alguns estados podem ultrapassar R$ 3.000 quando somados às taxas obrigatórias. 

Assim, esses valores inviabilizam o acesso ao documento para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

CNH sem autoescola!? Se o projeto virar lei , Os motoristas não precisam frequentar a autoescola para receber a CNH. Segundo o autor do projeto, o alto custo de obtenção da CNH inviabiliza o acesso ao documento, principalmente diante da realidade do país.

De acordo com a fundamentação usada, mais de 50 milhões de cidadãos maiores de 18 anos ganham até um salário mínimo, impossibilitando o pagamento da habilitação da forma atual. 

Por isso, o projeto também inclui dicas de os necessários para o processo de CNH Taxas. O projeto prevê ainda o credenciamento de formadores independentes, com idade superior a 25 anos e formação mínima de três anos. 

Se a proposta for aprovada e virar lei, as pessoas que pretendem receber a CNH poderão contratar instrutores e fazer a quantidade de aulas que forem necessárias. Os escritórios de trânsito também devem criar regulamentos mais rígidos para a realização de exames de motorista. 

O novo documento será emitido a partir de 1º (primeiro) de junho A nova carteira de motorista não será obrigatória imediatamente. No entanto, ao longo dos anos se tornará. Qualquer pessoa que tenha o documento da versão antiga pode usá-lo até que expire. Só depois disso você terá que solicitar outra versão na versão atualizada.

Leia a matéria completa para conferir todos os detalhes, clique em "Saiba mais" para acessar!