Você sabe limpar o celular do jeito certo? Confira agora

O celular faz parte da nossa vida, assim levemos ele com a gente para todos os lugares. Assim, é também muito importante higienizá-lo. Confira!

Os telefones celulares fazem parte de nossas vidas. É aqui que guardamos grande parte da nossa rotina, desde fazer uma lista de compras no supermercado até conversar com os amigos nas redes sociais. Sem mencionar os aplicativos para trabalho e lazer.

É por isso que ele está sempre com você. Em casa, no transporte público, às vezes enquanto come e até no banheiro. Tomamos sem pensar muito, sem limpar as mãos. E também coloca em locais que nem sempre são tão limpos como bolsos, bolsas e mochilas.

Com a pandemia do coronavírus varrendo o mundo, alguns cuidados foram redobrados para evitar o contágio do vírus: uso de álcool em gel, máscaras para evitar o contágio e limitar o contato com outras pessoas como saudação foram algumas medidas, por exemplo, para mitigar os efeitos de COVID-19.

Uma pesquisa realizada no Devry Metrocamp em Campinas (SP) tem este resultado: um smartphone pode conter até a 23.000 fungos e bactérias que podem causar intoxicações alimentares, infecções fúngicas, conjuntivites e até infecções respiratórias e urinárias.

Qual é a melhor forma de higienizar um celular?

Você já conhece quais produtos são os mais adequados? Fizemos uma lista do que pode e do que não pode ser usado.

Ao contrário do que muitos pensam, o álcool em gel que se popularizou durante a pandemia não pode ser aplicado. Isso porque a tela do celular possui uma barreira oleofóbica que protege o smartphone dos óleos produzidos por nossas mãos e outras partes do corpo.

O recomendado é álcool isopropílico ou outros itens à base dele que sejam específicos do aparelho e que podem ser encontrados online, em lojas de informática ou em alguns supermercados.

Como limpar celulares?

  • O primeiro passo, antes de mais nada, é desligar o aparelho, retirar a tampa e desconectar os cabos e acessórios;
  • Use álcool isopropílico a 70% ou produtos formulados especificamente para limpeza de eletrônicos. Este álcool é recomendado por ter baixo teor de água, o que evita a oxidação das peças;
  • Se optar por álcool isopropílico 98%, o ideal é diluir um pouco antes de usar;
  • De acordo com infectologistas, o álcool etílico também é recomendado, pois mata a maioria dos vírus com eficiência;
  • Limpe apenas com panos macios e sem fiapos; Evite usar toalhas de papel, panos abrasivos ou similares;
  • Além de limpar o aparelho, é importante também desinfetar estojos de proteção ou outros acessórios. Se a capa for de plástico, silicone ou materiais similares, você pode usar água e sabão e deixar secar naturalmente. Para couro ou similar, limpe com produtos adequados;

O que deve ser evitado?

Sobretudo, não borrife líquidos diretamente no dispositivo, incluindo álcool, que evapora rapidamente. Recomenda-se passar um pano (como mencionado acima) para evitar bater em partes sensíveis como o fone de ouvido ou os alto-falantes.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.