Vício em celular: 4 sinais de alerta para saber se você está ou não

O vício em celular, também chamado de nomofobia, tem preocupado muitos profissionais e podem impactar negativamente na vida das pessoas. Confira!

O vício em celular é um tema discutido por muitos especialistas. Cada vez mais recorrente, a condição tem sido batizada de nomofobia e se carateriza pela dificuldade de ficar longe do aparelho por longos períodos de tempo, já que o contato com smartphones e redes sociais libera dopamina, conhecido como hormônio do prazer.

Embora o problema ainda não seja um distúrbio seus sinais são perceptíveis. As pessoas viciadas em celular geralmente sofrem de sintomas como ansiedade por perder o aparelho, falsa impressão de vibração e isolação social.

Sinais que pode indicar vício em celular

Reconhecer o vício pode ser uma tarefa difícil. Por isso, reunimos uma lista com alguns dos sinais que devem ser observados. No entanto, deve-se notar que apenas um expert pode fazer um diagnóstico e prescrever o tratamento adequado.

1. Procrastinação e prazos frequentes

O vício em celular afeta negativamente as atividades diárias. Particularmente em termos de eficiência de trabalho e cronograma de aglomerações. Por exemplo, mesmo uma verificação rápida de um feed de rede social pode exigir horas de rolagem na tela de um dispositivo. Quando o contato com o smartphone não está dentro dos parâmetros saudáveis, qualquer estímulo pode sair do controle.

O que precisa ser observado, no entanto, é como isso afetou a dinâmica de sua vida cotidiana. Se o prazo for frequentemente violado ou os requisitos não forem levados em consideração devido ao uso excessivo de telefones celulares, um alarme deve ser acionado.

2. Adormecer e acordar com o celular

Mesmo que não pareça nada de mais, o uso do celular antes de cochilar tem um efeito muito negativo no sono. Além de enviar estímulos ao cérebro, as telas também emitem luz azul que inibe ou reduz a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono. Por isso, o ideal é evitar ao máximo o contato com o telefone à noite, principalmente nos momentos antes de cochilar.

3. Desconforto ao passar tempo longe do aparelho

Sentir-se desconfortável sem o telefone é um sinal vermelho para o vício em celular. Embora o dispositivo reúna uma série de ferramentas e serviços úteis para o seu dia a dia, como aplicativos bancários e de transporte, ele não é essencial. De acordo com a enquete realizada entre 2020 e 2021, cerca de 62,5% dos entrevistados estiveram em contato com tecnologias por mais de três horas por dia. No tempo de exposição mais longo de 4 horas, caiu para 49,1%. No entanto, o número representa quase metade das pessoas analisadas. Uma situação pode ser considerada um sinal negativo quando estar longe do telefone causa irritação, preocupação ou ansiedade.

4. Usar o celular enquanto come

Mais um sinal para o vício em celular, um hábito comum que parece inofensivo é interagir com uma tela enquanto come. Um estudo realizado pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no entanto, revelou que tocar no celular enquanto come pode aumentar a ingestão calórica em até 15%. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que se distraem enquanto comem têm maior probabilidade de comer mais, mesmo que não seja necessário.

Atenção aos 4 sinais que podem indicar vício em celular e procure um médico para diagnóstico.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.