Veja o impacto nos Empregos com a chegada do novo Metaverso!

O Metaverso vem ganhando destaque no cenário atual. Não à toa, essa é uma das principias ferramentas de realidade virtual mais cobiçada no momento. Mas, afinal, qual impacto isso irá causar nos empregos? Pensando nisso, falaremos um pouco mais sobre essa grandiosa novidade que tem dado o que falar.

Recentemente abordamos os empregos estranhos que surgirão com o Metaverso, veja aqui. Agora, falaremos um pouco do impacto causado nos empregos com a chegada do Metaverso.

Notadamente, o Metaverso irá possibilitar novas formas de se trabalhar. Assim, o idealizador do projeto, Mark Zuckerberg, apelidou isso de “escritórios infinitos”. Isto, consequentemente, irá mudar a relação entre empresas e colaboradores.

Por sua vez, o bilionário fundador da Microsoft, Bil gates, abordou em uma postagem em seu blog no final do ano, “dentro de dois ou três anos a maior parte das reuniões online acontecerá dentro do Metaverso”.

Nos dias de hoje, mais de um milhão de empregos utilizam a realidade virtual, contudo essa tecnologia estará presente em, pelo menos, mais de vinte milhões de empregos no mundo, nos próximos 10 anos, de acordo com um estudo realizado pela PWC.

Você também precisar ler:

O impacto do Metaverso nas videoconferências

Inicialmente, com o impacto causado pela pandemia do novo corona-vírus, muitas empresas precisaram utilizar a ferramenta de videoconferência. Além do mais, o trabalho de home office cresceu exponencialmente, fazendo com empresas como a Zoom obtivessem um lucro estrondoso de mais de 1.000%.

Sob esse mesmo ponto de vista, é certo que o impacto causado pelo Metaverso deve ir muito além do imaginável. No entanto, isso pode levar um pouco mais de tempo, pois haverá um esforço maior por parte da empresa, a fim de capacitar os profissionais nessa área de desenvolvimento.

Então, confira agora alguns dos impactos nos empregos com a chegada do Metaverso.




Realidade virtual nos escritórios.

De antemão, a praticidade é um dos principais benefícios oferecidos pelo Metaverso aos trabalhadores. Isto é, praticamente tudo poderá ser feito de qualquer lugar, em espaços reservados que simulam escritórios e demais ambientes.

Na verdade, isso ja pode ser feito com o trabalho remoto. Entretanto, as interações com o mataverso serão superiores e irão oferecer mais ferramentas do que simplesmente uma chama de vídeo.




Novos recrutamentos no Metaverso

A princípio, as duas empresas lideres no segmento Samsung e Hyundai, já estão utilizando o recrutamento com a realidade virtual. Recentemente, elas realizaram feiras de emprego em um espaço no metaverso. Este, por sua vez, foi avaliado em U$700 milhões e ficou conhecido como “Gather Town”.

Logo, em um período não tão distante, os treinamentos corporativos bem como as entrevistas de emprego serão cada vez mais comuns nesses ambientes.

Você também precisar ler:

Eventos mais acessíveis

Já imaginou as novas possibilidades de participar de shows, eventos, festas em ambientes totalmente virtuais. Sendo assim, estes podem ser até mais imersivos e acessíveis do que se fossem realizados no mundo físico, uma vez que nem todos poderiam estar em locais específicos em certas datas.




Interação social

Na maior parte das vezes, a interação virtual pode gerar em alívio na ansiedade que está relacionada a presença física. Assim, para algumas pessoas, interagir virtualmente por meio do Metaverso pode evitar desconfortos e ansiedade. Além disso, pode ser até mais confortável do que falar por Zoom ou telefone.

Metaverso será acessível?

Infelizmente, mesmo após a consolidação do metaverso, ele não será acessível a todas as pessoas. Segundo o CEO, Job Convo, isso será um privilégio para poucos.

Dessa forma, se por um lado o avanço de novas tecnologias e ferramentas amplia as oportunidades de trabalho, por outro, os custos elevados excluem pessoas que não têm acesso a essas novidades. Como por exemplo, os óculos de realidade virtual e as luvas, usados para captar expressões, linguagem corporal e também a qualidade da voz dos usuários.

Ainda assim, o Metaverso  será responsável por intensificar a seleção de profissões que vão sendo substituídas ou criadas pela inteligência artificial.




Gestão de pessoas no Metaverso

A primeira vista, a vivência em ambiente digital pode dificultar ainda mais a distinção entre real e virtual. Sob esse ponto de vista, a atenção ao monitoramento dos funcionários se torna um dilema, uma vez que os superiores poderão ter acesso a praticamente tudo o que o colaborador faz.

Portanto, será o papel principal dos gestores fazer com que o Metaverso se torne uma ferramenta construtiva de trabalha e não o contrário.

Você também precisar ler:



Metaverso
Comentários (0)
Adicionar comentário