Veja 4 dicas de economia para quem mora sozinho

Você mora sozinho ou pensa em morar? Veja aqui quatro dicas que vão ajudar você a fazer economia na hora de dar esse passo importante.

Você mora sozinho? Com certeza, essa decisão pode ter um peso muito grande na vida de algumas pessoas, especialmente dos mais jovens que estão dando os primeiros passos rumo a vida adulta.

Logo de cara você precisa entender que essa decisão envolve muita responsabilidade e planejamento, aquela ideia dos filmes em que o personagem mora só e está sempre recebendo amigos ou pedindo comida é apenas ficção.

Na vida real você vai precisar dar conta das coisas que antes seus pais eram quem resolviam.

Cada pessoa tem um motivo para deixar a casa dos pais e se aventurar na vida solo. Mas é importante entender que você vai precisar abrir mão da rotina antiga e dos velhos hábitos para levar esse projeto adiante. 

Mas se você está ciente dos desafios e mesmo assim deseja concretizar o desejo de morar sozinho, aqui estão algumas dicas para você economizar. Já que agora sem seus pais pagando as contas você vai precisar de muita organização financeira.

Economize nos pedidos de delivery

Apesar de existirem vários aplicativos de entrega de comida, a longo prazo você vai perceber que a despesa mensal com delivery de comida é muito grande. E às vezes a comida não é tão saudável assim.

Por isso, a primeira dica de economia é cozinhar em casa. Você não tem habilidade nenhuma na cozinha? Então agora é a hora de começar a treinar!

Além de garantir que suas refeições serão nutritivas o suficiente, na hora de organizar o orçamento do mês você vai perceber o quanto economizou com essa prática.

Você também precisa ler:

Não se apresse em decorar o lugar

Os filmes de cinema nos passam a ideia que alugar um cantinho significa ganhar uma casa linda e já toda mobiliada, com lustres e cortinas caras. Mas nós sabemos que as coisas não são bem assim.

Resista a vontade de decorar o ambiente e deixá-lo com a sua cara logo no primeiro mês. Acredite, o dinheiro de peças de decoração pode ser melhor investido no pagamento das contas básicas. Aliás, esse é um ótimo pensamento para ter com você, primeiro o básico e depois o supérfluo.

Planejamento nunca é demais

A primeira vista planejar cada passo que se dá ou cada centavo que se gasta, pode parecer algo chato e sem graça. “Poxa, eu não posso fazer nada de forma espontânea?”

É claro que pode. Mas planejar os gastos fixo e entender como a sua renda mensal funciona vai dar mais chances de manter as contas em dia e ainda sobrar algum dinheiro para você gastar sem culpa.

Você não quer sair com os amigos em um fim de semana e passar o resto do mês tendo que compensar o passeio porque as contas não estão fechando, não é mesmo? Então faça do planejamento financeiro o seu melhor amigo.

Busque uma renda extra 

Dinheiro a mais é algo sempre bem-vindo, ainda mais quando se mora sozinho e as contas precisam ser pagas em dia. 

Você tem alguma habilidade que pode gerar uma renda extra no mês? Não perca tempo, divulgue seus serviços e comece a aumentar a sua renda. 

Agora que você já tem em mente como economizar morando sozinho, ponha em prática essas dicas e boa sorte.

Assine nossa News later para receber conteúdos exclusivos! Entre também no nosso canal do telegram e receba notícias diárias! 

Receba novidades pelo Canal do Telegram

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.