Veja 3 dicas para quem precisa renegociar as dívidas

Reunimos aqui algumas dicas para que você consiga renegociar suas dívidas para que possa pagá-las sem sofrimento. Confira.

Renegociar as  dívidas pode ser a resposta para os problemas financeiros de muitas famílias brasileiras. A pandemia fez com que muitas pessoas tivessem que atrasar o pagamento das dívidas. Com o problema das demissões em massa, o quadro só se agravou.

De acordo com uma pesquisa do Serasa em abril de 2022, mais de 63 milhões de brasileiros estavam com dívidas atrasadas. Mesmo as contas básicas como água e luz estavam em atraso nessas famílias. 

Se você está passando por essa situação, ou mesmo se conhece alguém que está sofrendo com dívidas em atraso, este artigo pode ajudar.

Reunimos aqui algumas dicas para que você consiga renegociar suas dívidas para que possa pagá-las sem sofrimento. Confira.

Saiba quais são as suas dívidas

O primeiro passo é você tomar consciência do tamanho da sua dívida, a partir desta informar que você vai começar a pensar nas possibilidades de negociação. Você pode fazer os cálculos que servirão de base para a sua renegociação com as empresas em questão.

Faça essa avaliação nas suas finanças para ter uma noção da dívida e já programar a parcela que cabe no seu bolso.

Algumas empresas oferecem descontos generosos em pagamentos à vista, confira se o valor está dentro das suas possibilidades financeiras e quite a dívida de uma vez só. 

Mantenha seu orçamento equilibrado

Essa pode ser uma das dicas mais difíceis de ser seguida. Para pagar seus débitos você irá precisar de dinheiro disponível, certo? Mas você ainda terá os gastos diários, afinal você precisa comer todo dia, ir e voltar do trabalho, essas coisas.

Neste momento você vai precisar dispor toda a sua disciplina para manter seu orçamento mensal em equilíbrio para que você possa ter dinheiro para pagar as dívidas em atraso sem prejudicar seus gastos mensais.

Para que isso possa ocorrer de uma forma tranquila, o ideal é começar analisando seus hábitos de consumo. Existe algo dentro do seu orçamento que você não abre mão de forma alguma? Como sua assinatura da netflix, por exemplo. Então esse item deve entrar no cálculo das suas despesas fixas. 

Agora você deve analisar onde pode cortar gastos dentro do seu orçamento, pense que é um corte temporário até ter sua vida financeira em equilíbrio novamente.

Assim você não sofrerá tanto na hora do corte de gastos. Veja também onde é possível apertar o orçamento até que você tenha quitado suas dívidas já renegociadas. 

Estude as propostas de renegociação

As instituições não sabem como está a sua situação financeira no momento, então quando você for pedir uma renegociação de dívidas, é provável que lhe ofereçam um acordo que não condiz com a realidade do seu orçamento. 

Por isso é importante que você não aceite a primeira oferta que oferecem a você, estude a proposta e veja se ela realmente se encaixa na sua situação econômica. Lembre que as parcelas de uma renegociação não podem prejudicar o seu orçamento fixo. 

Não faz sentido quitar uma dívida e fazer outra logo em seguida. Seja paciente que você vai encontrar a negociação ideal para o seu caso.

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Comentários estão fechados.