Valor venal do imóvel: você sabe do que se trata!? Confira aqui!

O termo ”Valor venal” é muitas vezes confundido com o valor de mercado do imóvel. Se você também tem dúvida e quer entender mais a respeito!

O poder público fixa valores para a compra e venda de alguns bens, como os imóveis. Para eles existe o valor venal de mercado, que consiste em uma estimativa do preço do imóvel. E a partir desse preço, por exemplo, são calculados impostos como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O valor de mercado de um imóvel é determinado por meio de uma avaliação que geralmente é realizada pela prefeitura do município onde está localizado. Cada prefeitura tem sua própria base para fazer esse cálculo, pois leva em consideração cada região dentro de seus limites geográficos.

Para determinar o valor de mercado de um imóvel, a administração municipal se orienta pelos preços praticados nos o mercado. A partir disso ele determina o valor final do metro quadrado tanto do terreno da cidade quanto da área construída ou construída.

Esta estimativa de preço serve de base para o cálculo de impostos como o ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana).

Você também precisa ler:

Qual a finalidade do valor venal?

O valor venal de um imóvel é muito importante para analisar o preço de mercado do imóvel, pois determina o valor mínimo que os agentes podem cobrar pelas casas e apartamentos que estão vendendo.

Como mencionamos no início do texto, o valor venal ainda contribui para os processos judiciais. É o caso de:

  • Ações de inventário;
  • Pagamento de financiamentos;
  • Transferência de titularidade;
  • Partilha de bens;
  • Pagamento de Tributos Locais, Estaduais e Federais.

O que é a diferença entre valor de mercado e valor de mercado?

Para entender a diferença entre valor de mercado e valor de mercado de um imóvel, primeiro é importante entender que os dois têm propósitos diferentes. Embora geralmente estejam próximos, eles nunca são os mesmos.

Enquanto o valor venal é a base de cálculo dos impostos para o Estado, o valor de mercado serve de termômetro para o setor de compra e venda de imóveis. Esses preços mostram se o mercado está aquecido ou não em um determinado bairro ou região.

A diferença entre eles também é evidente nos fatores que os afetam. O valor venal leva em consideração apenas as propriedades do imóvel. Em relação ao valor de mercado, geralmente também são levados em consideração:

  • Localização do imóvel;
  • Presença de comércio local;
  • Acessibilidade à região;
  • Investimentos públicos;
  • Condomínio;
  • Vista do imóvel;
  • Garagem;;
  • Tecnologia;
  • Segurança;
  • Acabamento;
  • Personalização.

Para ilustrar essa explicação, vejamos um exemplo: Você construiu uma linda casa na praia e para a construção o valor de mercado desse terreno foi fixado em R$ 700.000. Porém, algum tempo depois, uma construtora ergueu um prédio à sua frente, comprometendo a vista e a ventilação do imóvel. Neste caso, o valor venal do seu imóvel pode ser inferior ao valor de mercado.

Essa diferença ocorre porque, de acordo com a avaliação do agente, o imóvel pode ser influenciado pelos itens de avaliação e depreciação mencionados acima.

Após o cálculo do valor venal, uma garagem para três carros nesta casa tem um valor de X. Porém, na avaliação de mercado, a tecnologia que abre o próton da garagem quando um carro se aproxima, a iluminação desse espaço e outros elementos que proporcionem conforto e bem-estar podem de aumentar o valor do imóvel.

Portanto, o valor venal é fundamental para que os agentes imobiliários tenham um direcionamento para determinar o valor de mercado, mas isso não significa que negociam o imóvel pelo mesmo preço.

Como descobrir o valor venal do imóvel?

A consulta do valor venal deve ser feita perante à prefeitura do município onde o imóvel está localizado. Em algumas cidades, é preciso se locomover até à prefeitura, mas em outras, contudo, a consulta pode ser realizada pela Internet.

> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui. 

Você vai gostar de ler:

 

Comentários estão fechados.