Transformar uma ideia em produto: 8 dicas para colocar em ação já!

Você sabe transformar uma ideia em um produto? Para ajudar, separamos algumas dicas para que você coloque em prática já. Confira!

Transformar uma ideia em produto não é nenhuma novidade, afinal, tudo que você imagina foi iniciado a partir da ideia de alguém. No entanto, esse não é um caminho simples e nem reto, mas é uma estrada longa e sinuosa cheia de obstáculos e armadilhas.

A perspectiva de transformar uma ideia inovadora em um produto é financeiramente atraente, mas a quantidade de trabalho necessário para realizá-la pode ser bastante assustadora.

Como transformar uma ideia em produto?

Para facilitar o entendimento do que é importante, aqui estão alguns dos passos que você precisa seguir para transformar uma ideia em produto de sucesso.

Registrar suas ideias 

Uma ideia não fará muita diferença quando ela só existir em sua mente. A primeira etapa é anotar quaisquer conceitos, recursos, modelos de negócios ou outras informações relevantes que possam ser úteis posteriormente.

Descreva claramente sua ideia, guarde tudo em um local seguro e certifique-se de que seu nome esteja em um documento. Isso pode ajudá-lo posteriormente a obter uma patente ou um direito autoral, por exemplo.

Fazer pesquisa de mercado

Se você quer transformar uma ideia em produto, precisa analisar o mercado e ver se haverá demanda para sua ideia e se ela agradará seu público-alvo. Esteja ciente das tendências atuais do mercado e pesquise seus concorrentes.

Definição de público-alvo

Uma pesquisa de mercado mais abrangente envolve a identificação de seu público-alvo. Você deve considerar a faixa etária e tendências do consumidor. Por exemplo: a base de consumidores pode ser tão ampla quanto na cidade de São Paulo ou tão restrita quanto donos de animais na faixa dos 20 anos. Identificar seu mercado-alvo pode ajudá-lo a se comunicar com o público certo.

Sustente sua ideia

Para transformar uma ideia em produto é preciso pensar se ele é viável para sobreviver no mercado. Portanto, siga mais algumas dicas:

  • Veja se sua ideia merece mais desenvolvimento;
  • Identificar pontos fracos e áreas de melhoria;
  • Coletando feedback de clientes em potencial;
  • Desenvolver estratégias de mercadoria potenciais.

Revisão e ajuste

Depois de documentar, pesquisar e avaliar suas ideias, não entre em pânico para sair fazendo ajustes. Alguns aspectos podem não sair do jeito que você planejou originalmente, e tudo bem. Quase toda ideia é ajustada antes de ir para o mercado. É dessa forma que o seu produto terá mais qualidade. Portanto, não é para sair fazendo ajuste sem medidas, teste primeiro e depois vai mudando aos poucos.

Registrar uma patente

Um dos passos essenciais para transformar uma ideia em produto é a patente. Essa é uma forma de garantir a segurança do seu produto e não correr o risco de ninguém roubar a sua ideia. Lembre-se que você não consegue patentear uma ideia, mas, sim, um produto específico.

Busque por financiamento

É hora de usar suas habilidades sociais e procurar apoio financeiro. Felizmente, existem várias maneiras de obter acesso a um financiamento inicial. Você pode oferecer sua ideia para investidores anjo e empresas de capital de risco por meio de feiras ou eventos de startups.

Vender seus produtos

A última etapa na construção da invenção é trazer a versão final para o mercado. É hora de pensar no posicionamento da marca, entrada no mercado e estratégias de publicidade.

Dependendo do seu público, você pode anunciar em mídias sociais como Instagram ou TikTok. Você também pode optar por anunciar na TV e no rádio.

Nesta fase, não é incomum encontrar situações em que as coisas não saem conforme o planejado. Mas manter a fé em suas ideias pode ajudá-lo a superar esses obstáculos. Lembre-se de continuar testando e coletando feedback de seus clientes.

Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.