Tesouro Direto: 5 dicas para você começar a investir

O Tesouro Direto é, sem dúvidas, um dos investimentos mais procurados, principalmente pela segurança que oferece. Ou seja, muitos brasileiros se tornam investidores por causa dele. Afinal, muitos querem sair da tradicional poupança e outros nem querem passar por ela. 

Você também precisa ler:

Além dos novos investidores, outros já experientes optam por investir em Tesouro Direto para diversificar a carteira e ter aquela garantia de retorno. Então, entender sobre esse tipo de aplicação é fundamental para quem quer entrar ou é novo no mercado de investimentos.  Para ajudar, separamos algumas dicas práticas para você começar já.

Tesouro Direto: o que é?

Criado em 2002 pelo Tesouro Nacional, ele visa permitir que pessoas físicas comprem títulos do governo federal através do celular e do computador. Ou seja, quando você investe no Tesouro Direto, você empresta dinheiro ao governo que devolve com juros. 

O grande diferencial dessa aplicação e o que faz chamar muita atenção, é o valor baixo para investimento. Afinal, com R$30,00 você já consegue ser um investidor. Além disso, ele oferece liquidez diária.

Quando investir em Tesouro Direto, você vai encontrar várias opções de títulos públicos para diferentes perfis de investidores. Além disso, é possível escolher diferentes prazos de vencimento, remuneração e indexadores.

Quais são os seus objetivos?

Antes de realizar qualquer investimento, é fundamental entender o que você quer fazer com o dinheiro. Ou seja, quais são os seus objetivos? É muito mais fácil manter o foco quando você sabe o que conquistará com ele. Então, seja para fazer uma viagem, aposentadoria, compra de um carro ou entrada de um apartamento, a verdade é que não importa, o objetivo só precisa ser forte o suficiente para mantê-lo motivado todos os meses. 

Além de incentivá-lo, os objetivos permitem que você escolha o melhor tipo de título do Tesouro Direto. Sim, são diferentes tipos e cada um pode se adequar a uma realidade. Então, para aposentadoria, por exemplo, existe um título do Tesouro mais indicado. Agora, se o objetivo é uma viagem, a indicação será outra. 

 Abra uma conta na corretora

Muitos bancos oferecem esse serviço, mas você também encontra corretoras especializadas que não cobram taxa de administração. É muito importante pesquisar bem para não escolher errado. Se você já conhece algum investidor, procure por indicações. Outra opção muito interessante é encontrar profissionais de finanças renomados e pesquisar o que eles indicam. Youtube e outras redes sociais podem ajudar bastante no momento da pesquisa. 

Faça a sua transferência

Você precisa transferir o dinheiro da sua conta comum para a sua conta da corretora. Você recebe uma numeração comum, como as contas de bancos, que você utilizará para a transferência. Então, pode ficar despreocupado que não tem nenhum mistério no momento da transação. 

Estude antes de investir

Investir em Tesouro Direto vale a pena, mas você precisa estudar bastante sobre ele para não errar na decisão. Lembra que falamos sobre os seus objetivos? Reveja todos eles e estude sobre cada tipo de títulos e qual se encaixa melhor para suas metas. 

Aplique!

Agora que você já estudou e entendeu o que funciona melhor, é o momento da aplicação. Defina quanto investirá e transfira esse valor para a conta da corretora. Com o dinheiro já na conta, é hora de se tornar um investidor. Sabe como? Aplicando dinheiro naquele título mais indicado para seus objetivos. Pronto!

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.