O que é tabela FIPE? Descubra como ela influencia o valor do seu automóvel
Se você já pensou em comprar um carro usado ou seminovo, com certeza já ouviu falar dela. Mas você sabe o que é a Tabela Fipe?
Muitas pessoas já ouviram falar da Tabela Fipe, mas não sabem exatamente o que é. Como resultado, surge uma miríade de mitos sobre seu uso.
As coisas não deveriam ser assim, deveriam? Com um pouco de conhecimento, você pode não apenas saber o que é uma Tabela Fipe, mas também como utilizá-la corretamente na hora de comprar um carro novo. Interessado? Então continue lendo para tirar todas as suas dúvidas com a Tabela Fipe.
O que é a tabela FIPE?
A Tabela Fipe é uma função criada para ser referência de preços de carros para varejistas, seguradoras e pessoas físicas em todo o Brasil. Disponível para experimentar e encontrar o preço médio para cada modelo e ano de carro vendido no Brasil.
Por isso, a Fipe Table atua como a maior varejista de valor de vendas de cada modelo de carro em todo o país. Qualquer pessoa pode acessar e entrar em contato com essas informações.
Contudo, é fácil entender o que é uma Tabela Fipe quando falamos do que ela não é. A tabela não é uma ferramenta que determina a depreciação de um carro, por exemplo. Também não é uma prova do valor do seu carro particular no mercado. Pode ser que, por não ter uma manutenção adequada, seu carro tenha um valor inferior ao descrito na Tabela.
Você também precisa ler:
- Seguro-desemprego: o que é? Quem tem direito? Entenda!
- Trabalho Híbrido: veja como você pode organizar a sua rotina
- Como se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês
- Unesp disponibiliza mais de 70 cursos online gratuitos
- Vagas de Emprego Coca-Cola FEMSA: 60 ofertas para SP e MG
Para que serve a Tabela FIPE?
Enfim, serve como referência para quem precisa saber o preço médio de um determinado carro no mercado.
Para as garagens, principalmente aquelas que vendem carros usados ou seminovos, a Tabela Fipe é um indicador do preço médio desses veículos em todo o país ou na região onde a loja está localizada.
Com base nele, a empresa pode determinar se cobra um valor de mercado maior ou menor. Além disso, a concessionária utiliza a Tabela Fipe como base ao iniciar a vistoria de um carro para compra e venda, somando ou subtraindo preços de acordo com o estado de manutenção do veículo, personalização e outros recursos.
Por outro lado, as corretoras de seguros de automóveis utilizam a Tabela Fipe como base de cálculo para determinar o valor da indenização em caso de sinistro.
Para ser franco, um sinistro é um risco coberto pelo seguro quando o carro é danificado. Sua durabilidade varia de leve, como leve a atividade física, a crítica, como a perda total do veículo automotor.
Portanto, se você fizer um seguro que utiliza a Tabela Fipe como base de cálculo de indenização e sofrer um acidente, a seguradora irá analisar o valor do carro na tabela para determinar quanto você tem que pagar como indenização.
Para o público em geral, a Tabela Fipe serve como um guia na hora de comprar ou vender carros usados ou usados, além de impactar no tipo de seguro de carro contratado.
Quem realiza a tabela FIPE?
A Tabela Fipe tem esse nome porque foi fundada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo estudar e divulgar indicadores financeiros e econômicos.
Além da tabela popular, a Fipe explora uma série de indicadores da nossa economia. Você pode conhecer vários deles sentindo em um jornal, como o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que ajuda a medir a inflação, e o FipeZap, que mostra a média de imóveis à venda no Brasil.
Esta Tabela Fipe não é obrigatória na compra e venda de carros no Brasil. Porém, ela é um excelente parâmetro para os anúncios de automóveis usados e seminovos no país inteiro.
> Assine nossa News Later para ler conteúdos exclusivos!
Quer receber Notícias Diárias no Telegran? Clique aqui.
Você também precisa ler:
- Veja os 5 livros indispensáveis sobre educação financeira!
- Veja 5 dicas infalíveis para economizar dinheiro ganhando pouco
- Dicas de finanças pessoais: Como organizar seu dinheiro
- O que é educação financeira e como colocar em prática
- Como sair das dívidas: 5 passos práticos e rápidos
Comentários estão fechados.