É do analógico? Então, confira 2 dicas de como se organizar para estudar no papel

Nem todo mundo é adepto ao digital, então, se você faz parte desse grupo, se prepare para conhecer duas dicas de como se organizar para estudar usando o tão conhecido papel. É sim possível planejar todos os detalhes através de um caderno ou de uma agenda. 

Você também precisa ler:

Se preparar para um concurso público não é simples, afinal, são muitas disciplinas cobradas nas provas. Por isso, é fundamental entender como se organizar para estudar da melhor forma para você. Atualmente, as plataformas digitais têm ganhado espaço para planejar toda a rotina de estudo. Acontece que nem todos conseguem lidar bem com elas, então, reunimos algumas dicas para ajudar quem é do time analógico e prefere se organizar no papel. 

Como se organizar para estudar usando papel?

Com um caderno ou com uma agenda/planner é possível deixar tudo muito bem planejado. É muito importante que primeiro tenha em mãos o conteúdo programático do concurso. Sim, tenha um espaço de estudo para cada concurso que for prestar. Dessa forma, você acompanhará sua evolução nos estudos. 

Vamos seguir com as dicas de como se organizar para estudar usando papel. Com o conteúdo programático em mãos, seja o atual ou o último do concurso que tem interesse, você já começa a separar quais disciplinas possui conhecimento e aquelas que precisa estudar mais. 

Agora, é o momento de entender como o caderno e a agenda ajudará você.

O caderno é o seu grande aliado

É o momento de criar o cronograma de estudo. Então, faça uma espécie de porta de entrada no seu caderno. Coloque logo no início todas as disciplinas que precisa estudar. Uma boa dica é colocar o nível de dificuldade que você tem ao lado de cada uma delas. Por exemplo: prioridade, fácil, difícil, médio ou qualquer outro nível que desejar.

Em seguida, faça uma espécie de calendário colocando os dias da semana que você vai estudar. É muito simples entender como se organizar para estudar apenas com caderno. Toda semana você incluirá as matérias que vai estudar de acordo com o dia. Você pode fazer isso de duas formas: 

  • Ter um caderno exclusivo para essa organização – Toda a semana você criará novas listas de estudo. Você não precisa deixar o seu caderno apenas para criar a organização nos dias da semana, mas pode incluir as disciplinas que precisa e criar uma espécie de cronograma com prazos. Por exemplo: Administração Financeira e Orçamentária – prazo: até o mês de agosto – incluir os materiais de estudos e sentença de estudo. 
  • Renovar semanalmente – Caso não queira usar o seu caderno apenas para isso, basta apagar o cronograma e reescrevê-lo semanalmente com as informações dos seus estudos. 

É muito simples entender como se organizar para estudar apenas com o caderno, né? Então, é hora de aprender como a agenda pode ajudar você.

A agenda pode simplificar tudo

Utilizar a agenda como ferramenta é muito simples, basta aproveitar os espaços semanais e as páginas em branco disponibilizadas nela. Faça um cronograma com a ordem das disciplinas que deseja estudar. Coloque como se fosse uma meta. Por exemplo: Até o final da semana estudar sobre Administração Financeira e Orçamentaria. Feito? Passe um marca texto para saber que você já estudou. 

Os espaços semanais são ainda mais simples de entender como se organizar para estudar, basta inserir o que estudará em cada dia. Controle o que conseguiu estudar com marca texto sempre da mesma cor. Agora, se você não conseguiu, transfira para outro dia e use uma marca texto de outra cor para diferenciar o que está atrasado. Essa é uma forma de avaliar como está o seu desempenho durante os estudos. 

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Comentários estão fechados.