Por que Ronaldinho Gaúcho foi convocado a depor na CPI das Pirâmides Financeiras?

Saiba por que Ronaldinho Gaúcho foi convocado a depor na CPI das Pirâmides Financeiras e qual é o seu envolvimento com a empresa 18K.

O ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho foi convocado a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras na Câmara dos Deputados, que investiga fraudes com investimentos em criptomoedas.

Diante disso, o depoimento ocorreu na quinta-feira, 31 de agosto de 2023, após duas ausências do ex-atleta, que chegou a ter sua condução coercitiva autorizada pela CPI.

O que é a empresa Ronaldinho 18K?

A empresa 18K Ronaldinho Comércio e Participações Ltda. é uma das investigadas pela CPI por suspeita de envolvimento com esquemas de pirâmide financeira.

Segundo as investigações, a empresa afirmava trabalhar com trading e arbitragem de criptomoedas e prometia a seus clientes rendimentos de até 2% ao dia, supostamente baseado em operações com moedas digitais.

A empresa também vendia produtos como relógios, perfumes e artigos de sex shop com a marca do ex-jogador.

Qual é o envolvimento de Ronaldinho Gaúcho com a empresa?

De acordo com o relator da CPI, deputado Ricardo Silva (PSD-SP), Ronaldinho Gaúcho seria um dos proprietários da empresa 18K Ronaldinho, e sua imagem, dada sua credibilidade e popularidade, teria incentivado milhares de pessoas a investir em uma fraude, causando prejuízos a elas.

O relator também afirmou que a empresa foi apontada pelo Ministério Público como pirâmide financeira.

No entanto, em seu depoimento à CPI, Ronaldinho Gaúcho negou ser sócio ou proprietário da empresa, e disse que teve seu nome usado indevidamente pelos verdadeiros donos da companhia.

O ex-jogador disse que fez apenas propaganda para a 18K, relacionada à venda de relógios, e que não tinha conhecimento das atividades ilícitas da empresa.

Ele afirmou ainda que já foi ouvido pelo Ministério Público de São Paulo e pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na condição de testemunha.

Ronaldinho Gaúcho também disse que seu irmão, Roberto de Assis Moreira, é responsável pelos contratos de licenciamento de imagem dele. Assis depôs à CPI na semana passada e também negou ser sócio da empresa.

Quais são as consequências para Ronaldinho Gaúcho?

O depoimento de Ronaldinho Gaúcho à CPI gerou repercussão nas redes sociais e na imprensa, e muitos internautas fizeram piadas com a situação do ex-jogador.

Além disso, ele pode enfrentar processos judiciais por parte dos investidores lesados pela empresa 18K Ronaldinho, que podem pedir indenização por danos morais e materiais.

A CPI das Pirâmides Financeiras tem o objetivo de investigar as práticas criminosas relacionadas à captação irregular de recursos do público por meio de ofertas públicas ou privadas envolvendo criptoativos ou outros ativos virtuais.

Com isso, a comissão tem prazo até o dia 9 de setembro para apresentar seu relatório final.

18KarbitragemCPIcriptomoedasfraudes.futebolindenizaçãoinvestimentosperfumesPirâmide financeirapropagandarelógiosRonaldinho Gaúchosex shoptrading