Restituição do Imposto de Renda 2023: Datas e como receber

Saiba como consultar e receber a restituição do Imposto de Renda 2023, quais são as datas dos lotes e as vantagens de usar o Pix.

Chegou a hora da restituição do Imposto de Renda 2023. É isso mesmo! Para os quem não sabem, o IR é um tributo que incide sobre a renda das pessoas físicas e jurídicas.

Nesse sentido, quem recebe acima de um determinado valor anual deve declarar seus rendimentos e despesas à Receita Federal e pagar o imposto devido ou receber a restituição, caso tenha pago a mais.

Com isso, a restituição do Imposto de Renda é o valor que o contribuinte tem direito de receber de volta quando a soma dos impostos pagos ao longo do ano é maior do que o imposto calculado na declaração.

Logo, isso pode acontecer por diversos motivos, como ter dependentes, despesas médicas, educacionais ou com previdência privada.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023?

Para consultar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”.

Também é possível consultar pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS, ou pelo telefone 146.

Na consulta, o contribuinte pode verificar se a sua declaração foi processada e se há alguma pendência ou inconsistência que impeça o pagamento da restituição.

Em tal situação, é preciso fazer uma declaração retificadora para corrigir os erros.

Quando será pago o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023?

A Receita Federal liberou hoje (24) as consultas ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023.

Desse modo, o pagamento das restituições começará a ser efetuado no dia 31 de Maio, que também é o prazo final para a entrega da declaração do IR 2023.

O primeiro lote contempla 4,1 milhões de contribuintes que estão na fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix.

Segundo informações da Receita Federal, este é o maior lote de restituição da história, e serão distribuídos R$ 7,5 bilhões aos contribuintes.

Quais são as datas dos demais lotes da restituição do Imposto de Renda 2023?

Os pagamentos das restituições do IR 2023 serão feitos em cinco lotes, segundo informações da Receita. Veja as datas dos pagamentos:

  • 1º lote: 31 de Maio
  • 2º lote: 30 de Junho
  • 3º lote: 30 de Julho
  • 4º lote: 31 de Agosto
  • 5º lote: 30 de Setembro

Como receber a restituição do Imposto de Renda 2023?

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando este endereço ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones:

  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (demais localidades)
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)

Quais são as vantagens de receber a restituição pelo Pix?

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos que permite transferir e receber dinheiro em qualquer dia e horário, sem custo para pessoas físicas.

A partir deste ano, os contribuintes podem optar por receber a restituição do Imposto de Renda pelo Pix, informando a chave Pix na declaração.

As vantagens de receber a restituição pelo Pix são:

  • Maior rapidez: o dinheiro cai na conta em até 10 segundos após a liberação pela Receita Federal;
  • Maior praticidade: não é preciso informar os dados bancários, apenas a chave Pix;
  • Maior segurança: o Pix possui mecanismos de proteção contra fraudes e erros;
  • Maior flexibilidade: o contribuinte pode escolher qualquer conta que tenha cadastrado uma chave Pix, seja ela corrente, poupança, pré-paga ou de pagamento.

Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Até a próxima!

Comentários estão fechados.